Já pensou em ler um clássico mas, acha que esse tipo de leitura é maçante ou difícil?
O século XIX representa o apogeu da literatura em toda a sua história, desde a invenção da escrita há mais de 5000 anos. Então, se você gosta de ler, não pode deixar de conhecer os autores desta que foi a época áurea da literatura. Que tal começar por Dostoiévski?
Indico a novela Um pequeno herói, na qual o escritor russo narra, com maestria, os sentimentos, percepções e transformações de um menino de onze anos de idade, às voltas com a descoberta da paixão.
A história se passa nos arredores de Moscou, durante o verão, celebrado pela alta sociedade com festas, piqueniques, passeios e saraus, quando o protagonista conhece belas mulheres da sociedade até que se apaixona por uma delas.
A narrativa nos conduz, delicadamente, até as profundezas da alma infantil que sofre solitária o seu rito de passagem. O final é de uma beleza lírica.
Dá pra acreditar que Dostoiévski escreveu essa pequena obra prima, em 1849, encarcerado numa prisão, em Petersburgo, à espera da uma pena de morte que, posteriormente foi convertida em trabalhos forçados na Sibéria? Um verdadeiro gênio conhecedor dos meandros da alma humana, muito antes de Freud.
Pouco mais extensa do que um conto, para ler numa única sentada.
Fiódor Dostoiévski, Editora 34, 2015
Título original: Málenki guerói