Mesa para dois – Dica de Leitura

Lá pelos idos de 2006, depois alguns vários anos de estrada, alguns quadrinhos publicados – inéditos e compilações do site – e, não por menos, várias premiações no bolso, os irmãos gêmeos (gênios) Fábio Moon e Gabriel Bá publicavam a história em quadrinhos Mesa para dois, editado e publicado pela Devir Editora.

Em Mesa para dois nós conhecemos Julia, uma jovem garçonete que têm as tardes livres e precisa de um dinheiro extra, Sr. Milo, um escritor que precisa terminar de escrever seu livro, Seu Monteiro, um velho dono do restaurante onde Julia trabalha e mais algumas personagens, meras ferramentas amorosas na trama.

Sr. Milo encontra-se em meio a um bloqueio criativo, já sabe toda a história que precisa escrever para concluir seu livro porém não sabe como preencher as lacunas nos diálogos de seus personagens, como torná-los reais, e é nisso que entra Julia. Ambos começam a encontrar-se todas as semanas para conversar sobre qualquer coisa, abastecendo de diálogos, causos e histórias a mente do Sr. Milo, que vai colocar tudo isso na boca de seus personagens.

Em meio a tantas visitas o restaurante de Seu Monteiro é vendido, o que faz com que todos os funcionários fiquem sem trabalho. Ao mesmo tempo Julia não precisa mais conversar com Sr. Milo para ajudá-lo em seu livro, o que a torna 100% desempregada e, por que não, sozinha. É a partir daí que todas as artimanhas de um bom romance e os causos colecionados em todas as conversas com Sr. Milo e Seu Monteiro começam a fazer sentido para Julia.

Mesa para dois é uma leitura rápida, um quadrinho sobre os acontecimentos mais triviais e possíveis do dia a dia de qualquer um mas, além disso, é um conto sobre a vida e o amor. Uma ode aos pequenos detalhes da vida que passam despercebidos e formam um bom romance.

Característica do trabalho dos irmãos o trabalho é recheado de reflexões, introspecções e diálogos bem trabalhados. Os traços do desenho são firmes, fortes e bem definidos, além do muito uso de luz e sombra na composição dos quadros todos em preto e branco, algo que se diferencia bastante do estilo usado por eles atualmente, com um pouco mais de cores, suave e em tons pastéis. Porém o trabalho em preto e branco, apesar de “cru” não deprecia a obra, inclusive serve de destaque para os diálogos, por vezes passando mais o ar de romance e menos de quadrinho.

Em 2011 a obra virou um curta metragem, produzido pela Delicatessen Filmes, que pode ser visto abaixo. Apesar muito bem adaptado, inclusive contando com a participação do ator e escritor Lourenço Mutarelli, pessoa a quem o quadrinho foi dedicado e em quem o personagem do Sr. Milo foi baseado, o vídeo não tem o mesmo ritmo do quadrinho. É estranho classificá-lo assim mas a leitura parece mais “correta” ao filme.

Mesa para dois é um quadrinho que resgata o estilo antigo da dupla, antes das grandes histórias, graphic novels e carreira internacional, mostrando quão maduro e visceral foi e é, desde sempre, o trabalho diante do “selo” 10 pãezinhos, blog de tiras da dupla que norteia até hoje seus trabalhos e cede seu nome para os pequenos livros autorais da dupla até hoje. Um dos melhores trabalhos dos gêmeos. Indispensável.

Kamila
Kamila

A Autora Sou Kamila, 33 anos, formada em Turismo e Técnico em Informática na ETEC. Conheci o mundo dos blogs em 2002. Na época os blogs eram mais para uso pessoal, quase um diário. Além de escrever, também era eu quem criava os layouts (mais conhecidos como templates) e toda a parte visual do blog, porém não achei sustentável continuar com um “diário” virtual. Sou apaixonada pelas cinco artes.

CINCO DAS ARTES

Seja Muito Bem Vindo(a) ao Blog Cinco das Artes! Um Local para falar, refletir, documentar, sugestionar e divulgar as 5 Principais Artes de Nossas Vidas: Música, Cinema, Teatro, Dança e Literatura! Fique a vontade em deixar seu Recado! Obrigada pela Visita e Volte Sempre!

Tchau – tchau tédio !!

Diga adeus o tedio, apresentamos um serviço para poder desbloquear os canais da tv por assinatura de forma simples e sem complicação com contrato, veja como funciona um servidor cs no site deles e abra sua mente.