Lá pelos idos de 2006, depois alguns vários anos de estrada, alguns quadrinhos publicados – inéditos e compilações do site – e, não por menos, várias premiações no bolso, os irmãos gêmeos (gênios) Fábio Moon e Gabriel Bá publicavam a história em quadrinhos Mesa para dois, editado e publicado pela Devir Editora.
Em Mesa para dois nós conhecemos Julia, uma jovem garçonete que têm as tardes livres e precisa de um dinheiro extra, Sr. Milo, um escritor que precisa terminar de escrever seu livro, Seu Monteiro, um velho dono do restaurante onde Julia trabalha e mais algumas personagens, meras ferramentas amorosas na trama.
Sr. Milo encontra-se em meio a um bloqueio criativo, já sabe toda a história que precisa escrever para concluir seu livro porém não sabe como preencher as lacunas nos diálogos de seus personagens, como torná-los reais, e é nisso que entra Julia. Ambos começam a encontrar-se todas as semanas para conversar sobre qualquer coisa, abastecendo de diálogos, causos e histórias a mente do Sr. Milo, que vai colocar tudo isso na boca de seus personagens.
Em meio a tantas visitas o restaurante de Seu Monteiro é vendido, o que faz com que todos os funcionários fiquem sem trabalho. Ao mesmo tempo Julia não precisa mais conversar com Sr. Milo para ajudá-lo em seu livro, o que a torna 100% desempregada e, por que não, sozinha. É a partir daí que todas as artimanhas de um bom romance e os causos colecionados em todas as conversas com Sr. Milo e Seu Monteiro começam a fazer sentido para Julia.
Mesa para dois é uma leitura rápida, um quadrinho sobre os acontecimentos mais triviais e possíveis do dia a dia de qualquer um mas, além disso, é um conto sobre a vida e o amor. Uma ode aos pequenos detalhes da vida que passam despercebidos e formam um bom romance.
Característica do trabalho dos irmãos o trabalho é recheado de reflexões, introspecções e diálogos bem trabalhados. Os traços do desenho são firmes, fortes e bem definidos, além do muito uso de luz e sombra na composição dos quadros todos em preto e branco, algo que se diferencia bastante do estilo usado por eles atualmente, com um pouco mais de cores, suave e em tons pastéis. Porém o trabalho em preto e branco, apesar de “cru” não deprecia a obra, inclusive serve de destaque para os diálogos, por vezes passando mais o ar de romance e menos de quadrinho.
Em 2011 a obra virou um curta metragem, produzido pela Delicatessen Filmes, que pode ser visto abaixo. Apesar muito bem adaptado, inclusive contando com a participação do ator e escritor Lourenço Mutarelli, pessoa a quem o quadrinho foi dedicado e em quem o personagem do Sr. Milo foi baseado, o vídeo não tem o mesmo ritmo do quadrinho. É estranho classificá-lo assim mas a leitura parece mais “correta” ao filme.
Mesa para dois é um quadrinho que resgata o estilo antigo da dupla, antes das grandes histórias, graphic novels e carreira internacional, mostrando quão maduro e visceral foi e é, desde sempre, o trabalho diante do “selo” 10 pãezinhos, blog de tiras da dupla que norteia até hoje seus trabalhos e cede seu nome para os pequenos livros autorais da dupla até hoje. Um dos melhores trabalhos dos gêmeos. Indispensável.