Êxodo – Deuses e Reis Opinião

Olá, olá pessoal!!! Todos bem?! Estou de volta com mais uma resenha cinematográfica, e finalmente, uma estreia recente!!! Essa é uma das vantagens de ter voltado pra SP hehehehe. Como vocês podem perceber, o filme de hoje é Êxodo, uma trajetória épica e que mudou a vida de muitas pessoas da época. Confiram.

Êxodo - Deuses e Reis

Ficha TécnicaTítulo Original: Exodus: Gods And Kings Diretor: Ridley Scott Roteiro: Adam Cooper, Bill Collage, Jeffrey Caine e Steven Zaillian Produção: Peter Chernin, Mohamed El Raie, Mark Huffam, Michael Schaefer, Ridley Scott e Jenno Topping Duração: 150 min Gênero: Ação / Drama / Épico / Aventura Estúdio: Chernin Entertainment / Scott Free Productions / Babieka / Volcano Films Distribuidora: Fox Film Música: Alberto Iglesias Edição: Billy Rich Site Oficial:http://www.exodofilme.com.br

Elenco: Christian Bale, Joel Edgerton, John Turturro, Aaron Paul, Sigourney Weaver, Ben Kingsley entre outros Filmow. IMDB.
Sinopse: Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés, nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.

Trailer do Filme Êxodo

Opinião sobre o filmes: Em relação ao enredo, não tem muito o que explicar, além do que é dito na sinopse e no trailer. O filme é uma adaptação dos caminhos percorridos por Moisés desde um pouco antes de descobrir que era cidadão hebreu, até um tempo depois da travessia do Mar Vermelho.
Não é novidade, para os que já me viram falar isso por aqui hehe, que o principal ponto que me interessou nesse filme foi a atuação do Christian Bale. Não me lembro desde quando, mas além da beleza, claro hehe, gosto muito das atuações dele, e enfim … Logo, nem precisei pesquisar nada sobre o filme, por já ter visto o trailer, apenas fui assistir. Qual não foi minha surpresa ao ver Aaron Paul também como um dos atores. “Morri” duplamente. Sem mais chiliques a respeito dos atores … hehehe.
Êxodo é um filme longo e calmo, por assim dizer. O trailer nos mostra apenas as cenas mais tensas e de luta, entretanto não vemos um longa de ação, afinal, é um filme épico. Essa versão nos mostra Moisés conhecendo sua verdadeira natureza, tomando conhecimento da crueldade e descaso com os hebreus e o “aparecimento” de Deus para ele na forma de uma criança, mostrando que está em seu caminho libertá-los e levá-los a terra prometida. Após a morte do Faraó Seti, seu filho Ramses o substitui, mas sua visão de comandar um povo é apenas de poder, gigantescas estátuas e orgulho. Moisés pede ao irmão que liberte o povo judeu, e como ele não concorda, vemos as pragas atacando o Egito, como uma forma de “punição” de Deus. Ramses desdenha do Deus dos hebreus e não muda sua decisão, até que acontece a pior de todas as “punições”, a morte das crianças egípcias. Levando-o assim, ao desespero e cedendo a libertação dos hebreus.
Nesse ponto, vemos Moisés levando seu povo pelo deserto em direção a Canaã. E aí, uma versão nem tanto conhecida, já que diz-se que o Mar Vermelho abriu-se para a passagem de Moisés e seu povo, porém o que é mostrado no filme (e o mais lógico cientificamente) é a baixa total da maré para que a passagem fosse feita seguramente. Ramses não se dá por vencido e vai atrás de Moisés para matá-lo. Daí por diante, deixo para vocês verem o filme ;)
As atuações são muito boas. Christian está lindo como sempre, principalmente no começo do filme, onde ele aparece ainda jovem. Sigourney Weaver faz o papel da mãe de Ramses, mas aparece muito pouco, não fosse uma citação durante o filme, não dá para identificar sua posição. Vemos muito orgulho em Ramses e o enredo todo nos faz pensar em como muitas vidas poderiam ter sido poupadas se esse sentimento não tivesse falado mais alto. É um período triste mas também de grande alegria para os até então escravos.
Não sou especialista no Antigo Testamento, por isso não posso me aprofundar a respeito dos detalhes que nele constam, mas o pouco que conheço das histórias antigas, me fez ficar muito emocionada com esse filme e com certeza, nos faz pensar muito sobre nossos atos, nossos sentimentos, bons e ruins e nos compadecer pelo o que ainda acontece naquelas regiões. Que tudo que foi passado por Moisés, Jesus, Noé entre tantos outros, infelizmente ainda não entrou na consciência humana e não apenas lá, onde eles ainda matam apenas por divisão territorial, mas também no mundo inteiro, onde vemos tanta barbaridade e crueldade.
Voltando ao filme hehe … Eu recomendo Êxodo, com muita emoção, claro que para aqueles que interessam-se por esse estilo de filme, como eu sempre observo. A versão 3D não tem nada de mais, nada de grandes efeitos tridimensionais, não vi muita necessidade em terem lançado assim, mas … Lembrando que a duração do filme é extensa e por ser uma trajetória “mais parada”, pode parecer mais longa, mas pelo menos para mim, não foi nenhum incômodo, nem chato.

É isso pessoal. Para quem ainda não foi assistir, vá!!!
Para aqueles que já foram, deixem seus comentários também!!!



Até a Próxima!!! Beijos!!!

Kamila
Kamila

A Autora Sou Kamila, 33 anos, formada em Turismo e Técnico em Informática na ETEC. Conheci o mundo dos blogs em 2002. Na época os blogs eram mais para uso pessoal, quase um diário. Além de escrever, também era eu quem criava os layouts (mais conhecidos como templates) e toda a parte visual do blog, porém não achei sustentável continuar com um “diário” virtual. Sou apaixonada pelas cinco artes.

CINCO DAS ARTES

Seja Muito Bem Vindo(a) ao Blog Cinco das Artes! Um Local para falar, refletir, documentar, sugestionar e divulgar as 5 Principais Artes de Nossas Vidas: Música, Cinema, Teatro, Dança e Literatura! Fique a vontade em deixar seu Recado! Obrigada pela Visita e Volte Sempre!

Tchau – tchau tédio !!

Diga adeus o tedio, apresentamos um serviço para poder desbloquear os canais da tv por assinatura de forma simples e sem complicação com contrato, veja como funciona um servidor cs no site deles e abra sua mente.