Dança de Rua nos Filmes

Sabem pq eu adoro filmes?! Pq eles me inspiram! E agora me inspiram também pros assuntos do Blog (hehe)! Estava eu vendo novamente (pq passou na tv e tive que assistir hehe), Honey e Vem Dançar … um seguido do outro … achei fantástico Adoro os 2 filmes! E acabei me inspirando pra falar de alguns assuntos por aqui!! Começando por este!! (hehe)

STREET DANCE (Fonte: http://educadorfisico.wordpress.com)Paralelamente aos outros elementos, o Street Dance teve sua origem nas Block Parties e metrôs de Nova York. Os primeiros dançarinos (Breakdancers e B. Boys) protestavam contra a guerra do Vietnã através da teatralidade de cada passo, que representava uma violência física ao soldado, um dano causado ou demonstrava seus ferimentos. Já Ejara o entende como falso patriotismo americano, pois os movimentos e estilos seriam derivados do Funk, desenvolvendo-se em outros estilos/modalidades, nas situações vividas por seus criadores. Ele define o Street Dance como uma terminologia geral dividida em vários estilos/modalidades. Comparando-se: o Balé (como terminologia geral) seria o que agrega os estilos/modalidades chamados de Neoclássico, Repertório, Moderno, etc.
Estilos/ModalidadesLocking: criado por Don Campbellock, na cidade de Los Angeles, em finais de 60. Originado do Funk, especificamente de um passo chamado Funky Chicken.

Dança de Rua nos Filmes

Brooklyn Rock (Up Rocking): criado por dançarinos (Rockers), Rubber Band e Apache, entre 67 e 69, no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York, como movimentos de disputa. Popping: criado por Boogaloo Sam, nascido em uma pequena cidade da Califórnia, Fresno. O dançarino possuía, no início dos anos 70, seu grupo de Locking, quando em meados de 75 passou a criar seu estilo próprio, e seu grupo, antes chamado de Electronic Boogaloo Lockers, tornou-se Electric Boogaloos. Movimento caracterizado pela contração muscular. Boogaloo: também criado por Boogaloo Sam na mesma época, ao observar o andador de um homem velho pela rua e seu movimento. Caracteriza-se por movimentos circulares do quadril.B-Boying ou B-Girling (Breaking): surgido entre os anos de 75 e 76, no Bronx (Nova York). O Break Boy ou Break Girl veio do termo Break/B. (trecho de música, na maioria das vezes instrumental, que valorizava mais a batida e a linha de baixo). Ficaram conhecidos como B.Boy e B.Girl, os garotos e garotas (dançarinos), por dançarem no break da música.Freestyle (estilo livre): originado em meados de 80 na chamada Golden Age (Era de Ouro). Tal nome se deve ao fato de esse estilo de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou Street Dance. Trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em Videoclipes de música Rap, R&B e Pop. Não é dançada somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e instrumentais da música. como assistir tv de forma barata
Temos vários filmes que introduziram Street Dance nas suas cenas, e pra mostrar um pouco do Street Dance pra vocês segue abaixo uma das Cenas do Filme Honey, tá misturado um pouco com Jazz, mas vale a pena conferir!! … 

Kamila
Kamila

A Autora Sou Kamila, 33 anos, formada em Turismo e Técnico em Informática na ETEC. Conheci o mundo dos blogs em 2002. Na época os blogs eram mais para uso pessoal, quase um diário. Além de escrever, também era eu quem criava os layouts (mais conhecidos como templates) e toda a parte visual do blog, porém não achei sustentável continuar com um “diário” virtual. Sou apaixonada pelas cinco artes.

CINCO DAS ARTES

Seja Muito Bem Vindo(a) ao Blog Cinco das Artes! Um Local para falar, refletir, documentar, sugestionar e divulgar as 5 Principais Artes de Nossas Vidas: Música, Cinema, Teatro, Dança e Literatura! Fique a vontade em deixar seu Recado! Obrigada pela Visita e Volte Sempre!