Como Passar por momentos difíceis

É estranho, mas às vezes nos sentimos como náufragos em uma ilha deserta, mesmo quando estamos no meio de um monte de gente. Já aconteceu com você? Normalmente isso acontece quando a gente tem algum conflito. Os problemas emocionais das adolescentes precisam ser reconhecidos. Por exemplo, quando as coisas não estão bem em casa, quando você se sente pressionada demais, ou quando está perdendo as esperanças de conquistar o seu gatinho. Também acontece quando você não está feliz com você mesma. Então bate uma tristeza e você se sente mais sozinha do que um coqueiro no deserto, e acha que ninguém no mundo te entende. É quando bate aquele sentimento terrível de solidão.

Muita gente pode dizer que são apenas problemas emocionais de adolescente… mas é tão real!

Quando você se sentir assim lembre-se de algumas dicas que podem ser muito úteis:

Não se sinta sozinha: você tem a você mesma! Se você aprender a ser sua melhor amiga, nunca vai se sentir sozinha. O sentimento de solidão vem de dentro, por isso acabe com ele!

Escreva o que você está sentindo: não para alguém ler, mas para você mesma. É uma boa para tirar todo esse baixo astral de dentro de você.

Não se isole: não se feche no armário, nem deite na cama que nem uma condenada. Se arrume, saia, ligue para as amigas, leia um livro, dance no seu quarto ouvindo sua banda favorita, faça alguma coisa divertida. A solidão pode estar presente em qualquer lugar ou situação.

Não se atire no sono, nem na comida, muito menos no álcool ou nas drogas: encare a realidade. É muito melhor do que virar as costas, porque a raiva vai continuar em você.

Ajude alguém, existem milhões de maneiras de ajudar alguém. Seja voluntária em alguma instituição beneficiente. Isso sempre é bom para se sentir bem com você mesma.

Procure alguém para conversar: pode ser algum adulto em quem você confia, alguém que vá escutar você e talvez dar algum conselho ou abrir seus olhos para você começar a enxergar melhor.

A adolescência é uma fase de conflitos e angústias; por isso a depressão é comum em adolescentes.

A depressão em adolescentes quase sempre tem a ver com a baixa autoestima.

Alguns pais podem não perceber, não reconhecer ou não aceitar os problemas emocionais das suas filhas adolescentes. E depressão em adolescentes é muito difícil de tratar sem a participação dos pais.

Se você precisar conversar, pode mandar seu comentário para a Tina (nossa psicóloga online). Ela vai te ajudar a não se sentir um ser de outro planeta.

Kamila
Kamila

A Autora Sou Kamila, 33 anos, formada em Turismo e Técnico em Informática na ETEC. Conheci o mundo dos blogs em 2002. Na época os blogs eram mais para uso pessoal, quase um diário. Além de escrever, também era eu quem criava os layouts (mais conhecidos como templates) e toda a parte visual do blog, porém não achei sustentável continuar com um “diário” virtual. Sou apaixonada pelas cinco artes.

CINCO DAS ARTES

Seja Muito Bem Vindo(a) ao Blog Cinco das Artes! Um Local para falar, refletir, documentar, sugestionar e divulgar as 5 Principais Artes de Nossas Vidas: Música, Cinema, Teatro, Dança e Literatura! Fique a vontade em deixar seu Recado! Obrigada pela Visita e Volte Sempre!