Fiona Maye, uma respeitada juíza do Tribunal Superior inglês, especializada em Direito de Família, está prestes a completar 60 anos.
Seu sucesso profissional oculta uma vida pessoal cheia de problemas: Fiona não teve filhos e agora, às portas da maturidade, depara-se com momentos de arrependimento. Seu casamento de 30 anos com Jack, que já andava morno, parece subitamente desmoronar.
Em meio à tempestade pessoal que está vivendo, Fiona confronta-se com o caso de Adam Henry, um garoto de dezessete anos que sofre de leucemia. Adam, que está em tratamento, precisa receber transfusões de sangue mas, tanto ele quanto seus pais, testemunhas de jeová, recusam o tratamento por motivos religiosos. A vida de Adam parece estar na mãos de Fiona e ela não pode se dar ao luxo de demorar para proferir uma difícil decisão, cheia de profundos questionamentos éticos e morais.
Com uma escrita leve e ágil, Ian McEwan, premiado autor inglês, nos conduz por essa brilhante e sensível história sobre vida e morte, arrependimento e perdão, amor e fé.
Impossível largar antes do final.
Ian McEwan, Companhia das Letras, 2014
Título original: The Children Act