15 vantagens de livros digitais sobre físicos (e 7 desvantagens)

Ao ler livros digitais, doei 95% de meus físicos. Me chamam de louco, “não dá pra ler no celular/tablet ou computador”. Dá sim! Ebooks em dispositivos não precisam que você use as mãos, possuem luz própria, dá pra aumentar a fonte para não forçar a vista, e têm mil características que físicos não têm — exceto cheirinho de novo/velho. Vou mostrar!

vantagem+ebook+livro+real

Já mostrei nesse tutorial como conseguir o app que a Amazon disponibiliza para que possamos ler livros digitais no computador, smartphone ou tablet. Hoje vim falar desse novo hábito, de dormir lendo no celular, que eu já fazia no computador há um tempo. No começo foi difícil me adaptar — não ter o livro na mão incomodava — mas depois que notei as vantagens que enumerei abaixo, se tiver de escolher preferidos, fico com os ebooks!

VANTAGENS
1. NÃO PRECISA DE LUZ AMBIENTE
Livro físico não dá pra ler à noite, na cama, se você não tiver abajur. Eu sofria segurando uma lanterna na boca ou o Nintendo 3DS no peito pra ter iluminação suficiente, porém, não podia me mexer. Com livros digitais, coloco o brilho no mínimo (pra não irritar os olhos) e posso dançar I’m A Slave 4 U sem perder o parágrafo que estou lendo.

2. NÃO PRECISA USAR AS MÃOS
Você pode colocar o dispositivo deitado ou na vertical e só virar as páginas com uma passada de dedo. Se usar computador, melhor ainda: pode almoçar enquanto lê duas páginas de cada vez (porque a tela é maior que a dos portáteis).

3. ERGONOMIA
Precisamos concordar que livros físicos não são muito ergonômicos: com uma hora de leitura, você tá com dor nas mãos, desconfortável com a posição na cadeira (na cama, então, nem se fala!) e ler enquanto caminha (não faça isso, eu que sou maluco) é complicado. Lendo no smartphone, por exemplo, você fica com uma mão livre, não precisa tapar a cara com o livro pra entender o que tá escrito e, por ser um objeto compacto, a visão da rua fica mais ampla.

4. SE ADAPTAM À SUA VISTA

O app Kindle, por exemplo, possui controle de brilho, permite escolher a cor da página (entre branco, sépia, preto e verde [???]), aumentar ou diminuir letras, escolher a fonte… Forçar os olhos pra quê? Costumo usar sépia com luminosidade no mínimo quando leio à noite, pois machuca menos os olhos e dá soninho — adeus insônia (se ela insistir, leia as dicas desse post).

5. LIVROS NOVOS CHEGAM INSTANTANEAMENTE (E SEM FRETE)
Livros digitais caem imediatamente em todos os dispositivos sincronizados na sua conta, sem pagar por frete ou esperar os Correios.

6. SÃO MUITO MAIS FÁCEIS DE CARREGAR
Num smartphone, que não chega a pesar 2/3 de um livro, você pode carregar infinito número de obras, de incontáveis páginas, levando toda sua coleção para onde você for — o que é impossível com livros físicos. E você não perde nenhum título quando se mudar, outra vantagem!

7. NÃO PRECISA DE MARCADORES
Pois os dispositivos são inteligentes e vão abrir de onde você parou. Mesmo que você desmarque a página virtual em que finalizou a leitura, ele salva no histórico, caso se arrependa de ter dado continuidade ao livro e queira voltar para entender alguma coisa. Sem falar que se parou de ler na página 58 no seu smartphone, se usar o computador, o app Kindle vai sincronizar com sua conta e abrirá o livro pra você na página 58!

8. DÁ PRA ESCREVER NELE TODO (SEM ESTRAGAR)
Dá pra salvar frases que você gostou, parágrafos inteiros e comentar páginas, rabiscando virtualmente seu livro todo! Num livro físico, nossa, não deixo nem chegarem perto! Imagina escrever… Acho heresia rabiscar livro, mas ok, tem louco pra tudo.

9. SÃO ATUALIZADOS AUTOMATICAMENTE
Se o autor atualizar o arquivo do livro que você comprou (acertando erros de ortografia, por exemplo), a obra no seu dispositivo será atualizada assim que se conectar à internet. Nada de títulos cheios de falhas na biblioteca virtual!

10. SÃO MAIS BARATOS (E MUITOS SÃO GRATUITOS)
Tudo bem que best-sellers têm diferença de, tipo, R$ 5 do preço original, mas as promoções acontecem todos os dias! É sério! Sem falar que muitas obras de autores independentes (e gênios desconhecidos) estão dando sopa a menos de R$ 3 e muitos estão de graça! Até injeção na testa, se for 0800, né?

11. NÃO MATAM ÁRVORES
Também sou amante de livros e sei que muitas árvores são plantadas para isso, mas não gosto da ideia. Se posso evitar me acostumando a ler de maneira menos destrutiva (porque apesar de também causar mal ao meio-ambiente, celular todo mundo já tem e não compra um em cima do outro, como livros), o farei.

12. PODEM SER INTERATIVOS
Se o livro tiver links, você pode acessar a página dos autores, sites citados, músicas, e um mundo que torna a leitura muito mais participativa! Sem falar que se você não conhecer uma palavra, poderá pesquisar no Google sem sair do lugar! Ou caçar no Wikipedia uma citação histórica pra compreender o enredo… 

13. DISPOSITIVOS SÓ TEM A EVOLUIR
Tem dispositivo Kindle que dá pra ler debaixo da luz solar. Existem projetos de tela que imitam a textura de livro, que possuem som de página, efeitos… A tendência da tecnologia é evoluir e, com isso, melhorar a experiência do leitor com os livros digitais, tornando-os cada vez mais familiares.

14. USA SENHA PARA PROTEGER LIVROS SAFADINHOS
Guardar obras eróticas em cima do armário? Aquele livro de bruxaria (ou Os Hereges de Santa Cruz)na gaveta de meias? Nunca mais. Suas contas virtuais são protegidas por seu e-mail e senha, apenas você poderá ler, sem medo.

15. NÃO AMASSA NA MALA
Nem na mochila, na bolsa ou no fundo do teu armário! Pode levar pra viagem sem medo da terríveis orelhas na capa ou páginas dobradas. Sem falar que você pode levar uma infinidade de livros contigo sem peso extra! E se o dispositivo quebrar, relaxa: poderá baixar todos os livros de novo, é só conectar à conta da loja!

DESVANTAGENS
1. Não têm cheiro :( 2. Não dá pra pôr na estante 3. Não dá pra trocar no sebo ou revender 4. Podem ser claustrofóbicos em telas pequenas 5. Difícil de ler no Sol (com um dispositivo Kindle de verdade facilita) 6. Numa tarde de autógrafos com  o  autor, você fica sem autógrafo (mas tira foto) 7. Não são tão legais pra dar de presente

Por que não dá uma chance aos ebooks? Não é uma competição, o digital não precisa excluir o físico e vice-versa, mas a coexistência e o consumo consciente se fazem necessários. Só fiquei com livros físicos que tenho grande apego. De resto, doei todos, pra todo tipo de gente. Passe seus livros adiante. E aproveite para comprar os meus em versões digitais ou físicas, a

Kamila
Kamila

A Autora Sou Kamila, 33 anos, formada em Turismo e Técnico em Informática na ETEC. Conheci o mundo dos blogs em 2002. Na época os blogs eram mais para uso pessoal, quase um diário. Além de escrever, também era eu quem criava os layouts (mais conhecidos como templates) e toda a parte visual do blog, porém não achei sustentável continuar com um “diário” virtual. Sou apaixonada pelas cinco artes.

CINCO DAS ARTES

Seja Muito Bem Vindo(a) ao Blog Cinco das Artes! Um Local para falar, refletir, documentar, sugestionar e divulgar as 5 Principais Artes de Nossas Vidas: Música, Cinema, Teatro, Dança e Literatura! Fique a vontade em deixar seu Recado! Obrigada pela Visita e Volte Sempre!