Hint Book #128 *O Conto da Aia

16.1.18


Olá, olá pessoal!! Todos bem?!
Eu sempre tenho vontade de ler livros fora da zona de conforto, de gêneros que normalmente não estou acostumada, e esse foi um livro que me surpreendeu muito, então venho dividir com vocês minhas opiniões sobre O Conto da Aia, obra originalmente escrita em 1985 e mesmo assim nos parece tão atual!!!

Ficha Técnica
Título Original: The Handmaid's Tale
Autora: Margaret Atwood
Editora: Rocco
Lançamento: 2017 (essa edição)
Páginas: 368
Gênero: Ficção / Distopia
ISBN: 8532520669
Compre: Amazon.

Sinopse: Escrito em 1985, o romance distópico O conto da Aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da Aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.



Opinião: Esse é um livro difícil de falar sobre. Uma distopia muito bem elaborada que esfrega na nossa cara os muitos erros da sociedade, o machismo, a abnegação da mulher e de uma certa forma, a disputa dentro do ciclo feminino. Depois da queda total do governo, os mais importantes e influentes na cidade criaram e impuseram uma nova maneira de viver em sociedade, onde as mulheres casadas que não têm condições de terem filhos, têm direito a aias, que são nada mais que barrigas de aluguel, mas da maneira mais sórdida possível.

As mulheres não podem ler, falar, têm que vestir-se somente com as novas vestimentas "adequadas", cobrindo todo o corpo, existem todo tipo de regras para evitar que as aias se comuniquem, recebam informações e se rebelem. E claro, há as punições. Mas essa divisão não é só para elas, muitas pessoas foram exiladas no que eles chamam de "colônias", lugares praticamente inabitáveis que servem como "descarte humano".

Com certeza é uma premissa muito interessante e uma leitura incrível, não somente na forma como ela foi escrita mas em seu desenrolar, em cada detalhe criado pela autora nesse universo. Em alguns momentos o leitor pode se sentir enojado pela "nova seita" criada naquela sociedade, mas ao mesmo tempo que nos contorce o estômago por atitudes e pensamentos tão bizarros e retrógrados, nos abre os olhos para como a população pode se tornar deplorável.

Numa narração em primeira pessoa, nossa personagem vai nos contando um pouco de sua vida como aia, como era ser uma "pessoa normal", com família, filha e como tudo foi tirado brutalmente de sua vida. Na sua vontade de saber o que aconteceu e em como "escapar", mas também no medo da punição, por ela e por outros.

É uma leitura um tanto quanto difícil, tanto pela linguagem mais rebuscada, como também pela própria situação imposta a ser vivida, os "rituais", as punições e onde as mesmas pessoas que são a favor da nova rotina, procuram um meio clandestino para seus prazeres.

Gostei bastante da leitura, uma linguagem que não estou acostumada e me acrescentou muito. E claro, não somente isso que nos acrescenta, mas também a abrir nossos olhos para que o fazemos de nossas vidas. A maneira como tratamos nosso próximo, a relação humano-humano, que ainda na época de hoje, deixa muito a desejar. Também me deixou muito mais curiosa para ver a adaptação para série.


Você já leu O Conto da Aia?!
Comente sua opinião sobre o livro!! Vamos compartilhar ideais!!!
Deixe também nos comentários sua sugestão de livros que gostaria de ver resenha aqui no blog, ou no canal!!!

Até a Próxima!!
Beijos!!


LEIA TAMBÉM

2 comentários

  1. Tenho esse livro na minha estante, mas até agora não criei coragem para ler, depois de ver a série, fiquei um pouco em choque, sabe?! Mas amei a resenha, com certeza irei tentar ler a obra esse ano =D
    Beijinhos.

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!! Ainda não vi a série, mas imagino que se o livro já dá um choque, vendo as imagens, deve ser bem mais realista mesmo!! A leitura é bem interessante, leia sim!! Obrigada pela visita!!

      Bjs!!!! ;)

      Excluir

Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!