Hint Book #117 *O Iluminado


Olá, olá pessoal! Todos bem?!
Hoje trago para vocês a resenha de O Iluminado, livro de Stephen King que deu origem ao filme, protagonizado por Jack Nicholson. Enrolei demais para ler esse livro, pq achei que fosse morrer de medo (rsrs), mas até que a narração não foi assim tão assustadora. Se você ainda não leu, vem saber o que achei desse clássico.

Ficha Técnica
Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 447
Gênero: Suspense/Mistério/Terror
Compare e Compre: Saraiva, Amazon BR.

Sinopse: O Overlook, no Colorado, era considerado o mais belo e luxuoso hotel de qualquer balneário do mundo. Durante a temporada de inverno, o estabelecimento permanece fechado. Naquele inverno, contudo, seu zelador era Jack Torrance, um escritor frustrado, ex-professor de inglês, alcoólatra e temperamental, para quem aquele emprego representava um novo caminho aberto à sua frente, a esperança de apagar seus insucessos passados. Sua mulher, Wendy, também via naquele refúgio no meio da neve a esperança de salvar um casamento que já lhe dera muitas experiências amargas. E há também Danny, o filho de cinco anos do casal. Abençoado - ou amaldiçoado - por poderes que lhe permitiam ver tanto o futuro quanto o passado e comunicar-se, independentemente da distância, com outros iluminados como ele, todo o terror que passa a cercá-lo lhe foge à compreensão de criança. 


Opinião: O Iluminado era um livro que eu tinha receio de ler, devido ao tema. Por causa do filme (que tbm ainda não assisti rsrs), já sabia que ia ter medo, então nem dei muita atenção, mas aconteceu de ter a oportunidade de lê-lo, e apesar de ter enrolado quase 2 anos, enfim, consegui encarar o livro (rsrs).

Stephen King trouxe um enredo bem interessante e complexo. Danny, um garotinho de 5 anos tem o dom da percepção (ele consegue saber o que as pessoas estão pensando) e também é sensível em relação ao outro mundo (dos mortos). Sua infância apesar de parecer normal, já teve algumas atribulações, como o dia que seu pai o machucou gravemente quando bêbado. Seus pais passaram por momentos tensos no casamento, principalmente por causa do vício de Jack.

Depois de perder o emprego como professor, Jack tem a oportunidade de cuidar do Hotel Overlook durante o inverno, levando sua família junto. Ele viu como uma ótima chance para recomeçar a vida, terminar de escrever seu livro e melhorar a situação finaceira. O que eles não esperavam é que pudesse ser tão perigoso para a familia.

O Overlook já foi residência de muitas festas, pessoas glamurosas indo e vindo e também muita tragédia, que ainda paira pelos corredores, paredes e quartos do hotel. E Danny pode sentir toda essa sobrenaturalidade, o que o deixa cada vez mais temeroso pela sua familia.

A narração do livro é em terceira pessoa, o que te faz ficar com mais medo do que possa acontecer. Apesar dessa tensão e do mistério, fiquei um pouco perdida em alguns momentos da leitura. Stephen focou bastante nos pensamentos de Jack, para mostrar como ele ia enlouquecendo pouco a pouco, mas esses pensamentos, que vagavam de uma lembrança a outra, de um assunto a outro, distraiam um pouco nossa atenção do enredo principal.

Gostei da leitura, apesar da minha expectativa era de "ser terror o livro todo" rsrs. Tirando a divagação de pensamentos de Jack, o livro se desenrola de uma maneira legal. Suspense, tensão e uma boa dose de sobrenatural se completam, trazendo aquele desespero dentro do coração. No livro Stephen nos leva a toda a história do Overlook, mostrando toda sua passagem entre proprietários.

A tensão psicológica é nítida em todas as páginas. Ele desenrola os personagens e suas relações de maneira bem detalhada e real. Todo o tempo passado no hotel também tem a narração dos detalhes, tanto visual, quanto de acontecimentos. Uma leitura interessante, dramática, assustadora (mas já quase no final do livro), válida para quem gosta do gênero.


E você, já leu O Iluminado?
Deixe aqui seu comentário!!!


Até a Próxima!!
Beijos!!




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.