Por Vir #55 * Que Bicho é Esse???

11.2.15


Olá, olá pessoal!!
Todos bem?!
Uma princesa, um bicho esquisito, um rei e muitos pretendentes! O desafio está lançado. Quem conseguir desvendar o mistério se casará com a princesa. Mas... Será que a princesa quer casar? Essa é a premissa de Que Bicho é Esse???, espetáculo infantil apresentado pelo Grupo Pasárgada, que estreia dia 21/Fevereiro em São Paulo.



O Grupo Pasárgada é reconhecido por trabalhar há 43 anos com temas ligados às raízes populares, identidade cultural, cidadania e exclusão social. O grupo já produziu espetáculos para crianças, adolescentes e adultos no Estado de São Paulo e outros estados. Fomentou através de longas temporadas em espaços alternativos tais como: escolas, centros comunitários, quadras esportivas, salões paroquiais, praças públicas, auditórios e teatros, tendo como proposta difundir a cultura para a população que não possui acesso aos veículos tradicionais e equipamentos regulares.

O texto de Que Bicho é Esse??? é baseado em um dos contos recolhidos por Luís da Câmara Cascudo e utiliza elementos da cultura popular, como alguns versos coletados por Sílvio Romero, retomando a cultura do conto popular por meio das histórias angariadas por Câmara Cascudo e recontando-as de uma forma singular estimulando o imaginário e o senso crítico da criança. A dramaturgia feita por Angela Lyra e José Geraldo Rocha contempla um enredo em que uma princesa, um bicho esquisito e muitos instrumentos musicais (violino, violão, flauta, acordeom e cavaquinho), acompanham o desenvolvimento dessa história, que tem desafios a serem cumpridos pelos pretendentes da mão da princesa.

Com um mix de instrumentos que levasse diversidade sonora aos espectadores – o violão, popular na nossa cultura; o acordeom, que remete à nostalgia e também ao cancioneiro popular; o violino, que traz ao mesmo tempo um aspecto clássico e erudito e imprime um som mais suave e o cavaquinho, – a concepção sonora da peça, feita pela diretora musical Joana Flor, criou uma trilha que mistura influências distintas e que colaboram para o diálogo da narrativa com a criação de cada personagem. A concepção visual de cenário, figurino, adereços e bonecos elaborados pela artista Valnice Vieira Bolla, utiliza materiais de uso doméstico existentes em uma faxina. O varal esticado para pendurar lençóis, lenços e tiras rompem as paredes da caixa cênica. Dessa forma, é possível ver os atores se movimentando na coxia. Os bonecos utilizados no palco foram feitos com embalagens de produtos de limpeza como detergente, sabão em pó, garrafões de água e outros artigos, em sintonia com a proposta da dramaturgia e da encenação.

Sinopse: Durante uma divertida limpeza do teatro, Zezé e Dorotéia percebem que não estão sozinhas, mas diante de um misterioso bichinho. Depois que o animal desaparece, as duas personagens começam a contar uma aventura que se desenrola de forma surpreendente, alegre e misteriosa. 

Ficha Técnica
Texto: Angela Lyra e José Geraldo Rocha
Cenário e Figurinos: Valnice Vieira Bolla
Direção Geral: José Geraldo Rocha
Direção Musical: Joana Flor
Preparação Corporal: Kaka Degaspari
Confecção dos Bonecos: Valnice Vieira Bolla
Customização: Tito Rodarte
Costureira: Jane Costa
Elenco: Angela Lyra, Kaká Degaspari e Luian Borges
(Livre inspiração de um conto de Luís da Câmara Cascudo)

Serviço
Temporada: de 21/Fevereiro/2015 a 29/Março/2015
Horários: Sábados e Domingos às 16h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
Endereço: Rua Antonio Bandeira, 114 - Santo Amaro
Informações: (11) 5541-7057
Duração: 50 minutos
Recomendação: livre
Valores: R$10 (inteira) / R$5,00 (meia)
Bilheteria aberta 1h antes do início do espetáculo
Só será aceito dinheiro na compra dos ingressos




Até a Próxima!!!
Beijos!!!




LEIA TAMBÉM

0 comentários

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!