Hint Movie #62 *Êxodo - Deuses e Reis

9.1.15


Olá, olá pessoal!!!
Todos bem?!
Estou de volta com mais uma resenha cinematográfica, e finalmente, uma estreia recente!!! Essa é uma das vantagens de ter voltado pra SP hehehehe. Como vocês podem perceber, o filme de hoje é Êxodo, uma trajetória épica e que mudou a vida de muitas pessoas da época. Confiram.



Ficha Técnica
Título Original: Exodus: Gods And Kings
Diretor: Ridley Scott
Roteiro: Adam Cooper, Bill Collage, Jeffrey Caine e Steven Zaillian
Produção: Peter Chernin, Mohamed El Raie, Mark Huffam, Michael Schaefer, Ridley Scott e Jenno Topping
Duração: 150 min
Gênero: Ação / Drama / Épico / Aventura
Estúdio: Chernin Entertainment / Scott Free Productions / Babieka / Volcano Films
Distribuidora: Fox Film
Música: Alberto Iglesias
Edição: Billy Rich
Elenco: Christian Bale, Joel Edgerton, John Turturro, Aaron Paul, Sigourney Weaver, Ben Kingsley entre outros

Sinopse: Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés, nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.

Trailer

Opinião: Em relação ao enredo, não tem muito o que explicar, além do que é dito na sinopse e no trailer. O filme é uma adaptação dos caminhos percorridos por Moisés desde um pouco antes de descobrir que era cidadão hebreu, até um tempo depois da travessia do Mar Vermelho.

Não é novidade, para os que já me viram falar isso por aqui hehe, que o principal ponto que me interessou nesse filme foi a atuação do Christian Bale. Não me lembro desde quando, mas além da beleza, claro hehe, gosto muito das atuações dele, e enfim ... Logo, nem precisei pesquisar nada sobre o filme, por já ter visto o trailer, apenas fui assistir. Qual não foi minha surpresa ao ver Aaron Paul também como um dos atores. "Morri" duplamente. Sem mais chiliques a respeito dos atores ... hehehe.

Êxodo é um filme longo e calmo, por assim dizer. O trailer nos mostra apenas as cenas mais tensas e de luta, entretanto não vemos um longa de ação, afinal, é um filme épico. Essa versão nos mostra Moisés conhecendo sua verdadeira natureza, tomando conhecimento da crueldade e descaso com os hebreus e o "aparecimento" de Deus para ele na forma de uma criança, mostrando que está em seu caminho libertá-los e levá-los a terra prometida. Após a morte do Faraó Seti, seu filho Ramses o substitui, mas sua visão de comandar um povo é apenas de poder, gigantescas estátuas e orgulho. Moisés pede ao irmão que liberte o povo judeu, e como ele não concorda, vemos as pragas atacando o Egito, como uma forma de "punição" de Deus. Ramses desdenha do Deus dos hebreus e não muda sua decisão, até que acontece a pior de todas as "punições", a morte das crianças egípcias. Levando-o assim, ao desespero e cedendo a libertação dos hebreus.

Nesse ponto, vemos Moisés levando seu povo pelo deserto em direção a Canaã. E aí, uma versão nem tanto conhecida, já que diz-se que o Mar Vermelho abriu-se para a passagem de Moisés e seu povo, porém o que é mostrado no filme (e o mais lógico cientificamente) é a baixa total da maré para que a passagem fosse feita seguramente. Ramses não se dá por vencido e vai atrás de Moisés para matá-lo. Daí por diante, deixo para vocês verem o filme ;)

As atuações são muito boas. Christian está lindo como sempre, principalmente no começo do filme, onde ele aparece ainda jovem. Sigourney Weaver faz o papel da mãe de Ramses, mas aparece muito pouco, não fosse uma citação durante o filme, não dá para identificar sua posição. Vemos muito orgulho em Ramses e o enredo todo nos faz pensar em como muitas vidas poderiam ter sido poupadas se esse sentimento não tivesse falado mais alto. É um período triste mas também de grande alegria para os até então escravos.

Não sou especialista no Antigo Testamento, por isso não posso me aprofundar a respeito dos detalhes que nele constam, mas o pouco que conheço das histórias antigas, me fez ficar muito emocionada com esse filme e com certeza, nos faz pensar muito sobre nossos atos, nossos sentimentos, bons e ruins e nos compadecer pelo o que ainda acontece naquelas regiões. Que tudo que foi passado por Moisés, Jesus, Noé entre tantos outros, infelizmente ainda não entrou na consciência humana e não apenas lá, onde eles ainda matam apenas por divisão territorial, mas também no mundo inteiro, onde vemos tanta barbaridade e crueldade.

Voltando ao filme hehe ... Eu recomendo Êxodo, com muita emoção, claro que para aqueles que interessam-se por esse estilo de filme, como eu sempre observo. A versão 3D não tem nada de mais, nada de grandes efeitos tridimensionais, não vi muita necessidade em terem lançado assim, mas ... Lembrando que a duração do filme é extensa e por ser uma trajetória "mais parada", pode parecer mais longa, mas pelo menos para mim, não foi nenhum incômodo, nem chato.


É isso pessoal. Para quem ainda não foi assistir, vá!!!
Para aqueles que já foram, deixem seus comentários também!!!



Até a Próxima!!!
Beijos!!!




LEIA TAMBÉM

0 comentários

Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!