Séries Literárias #4 - Dark Life

Olá Pessoal! Hoje na coluna Séries Literárias trago minhas impressões sobre a duologia Dark Life, da autora Kat Falls. Os livros foram publicados aqui no Brasil pela Ciranda de Letras, selo da Editora Autores Associados.

Dark Life

"O oceano teve seu nível elevado, engolindo as terras". Terremotos chacoalham os continentes, mergulham regiões inteiras sob as águas. Agora, as pessoas vivem espremidas em cidades de habitações empilhadas. Os únicos que têm algum espaço próprio são aqueles que habitam o solo marinho, na Vida Abissal. Ty durante toda sua vida esteve sob o mar profundo, ajudando na fazenda de sua família no solo oceânico. Mas, quando bandidos atacam seus vizinhos, Ty se vê em meio a uma luta para salvar o único lar que conheceu. Em parceria com Gemma, uma garota da superfície que veio para o mundo submarino para procurar por seu irmão, Ty se aventura pelas fronteiras do submundo e descobre segredos que podem ameaçar a vida submarina... segredos que podem destruir tudo.
Nota: 5/5 FAVORITO

Sabe aquele livro que é tão bom que você deseja que todos conheçam, mas por algum motivo quase ninguém conhece e isso te deixa exasperada? Essa duologia fez isso comigo e sempre que posso estou indicando para os leitores. Chega de enrolação, vamos conhecer a história?

Num futuro pós-apocalíptico, Ty é um garoto tímido, inteligente e que vive no oceano. Depois de vários desastres naturais - como por exemplo furacões, tsunamis - a nossa sociedade ficou devastada e poucos lugares se manterão de pé, com isso o Governo criou habitações dentro dos oceanos e alguns privilegiados moram nesse lugar, que agora se chama Território Bêntico. A vida marinha é ótima, eles tem casas, carros (submarinos!), comida, luz e oxigênio - ar deles é pressurizado. Com isso, quem mora em terra firme, mais conhecido como Topo, possuem uma vida bastante desagradável já que as habitações são pequenas e não tem espaço para todos. Ty foi o primeiro garoto a nascer no oceano e seus pais foram um dos primeiros habitantes a viverem no Território Bêntico.

Alguns bandidos começam a atacar o lar aquático e com isso a vida de Ty, da sua família e amigos correm perigos, ele com a ajuda de Gemma - uma garota fofa que veio do Topo para encontrar o irmão - se aventuram em jornada de segredos, mistérios e bastante ação.

''Me virei para argumentar, para explicar que Gemma era durona, mas as palavras ficaram presas em minha garganta.''

Rip Tide
Apesar de o livro ser distópico temos uma mistura de infanto-juvenil com ficção científica, e não é nada parecido com os livros desse gênero que lemos ultimamente, a obra de Kat é interessante e inovadora. O segundo livro, Rip Tide, é muito mais distópico e temos bastante cenas de rigidez do Governo. Novamente, Ty e Gemma se aventuram em uma nova jornada, mas agora devem procurar algo muito precioso para o protagonista. Rip Tide é uma cidade dedicada aos Demos - que são seres humanos considerados ameaçadores, perigosos e muitos tem uma aparência estranha, com cicatrizes pelo corpo, várias tatuagens estranhas, cabeças raspadas e alguns até mesmo tem o corpo mutilado. Primeiramente, fiquei muito receosa com os Demos, mas depois de entender o que eles passam fiquei muito triste, eles são excluídos da sociedade e para sobreviver enfrentar as piores atrocidades.

''[...] Ele repetia no momento a mesma expressão com uma malignidade redobrada: o bastante para fazer a minha pele se arrepiar.''

Ty e Gemma, apesar de serem pré-adolescentes, são maduros e com o passar da história vão encantando com o pequeno romance. O mais legal é que esse flerte entre eles é algo inocente e puro, então você torce desesperadamente para dar tudo certo com eles. Em suma, recomendo a duologia e espero que todos gostem como eu. O desfecho foi eletrizante e bem articulado.

Os livros tiveram os direitos comprados pela Disney, mas não temos nenhuma informação sobre quando será produzido. O grande problema de Dark Life aqui no Brasil é que a Editora pecou na divulgação do livro, quase ninguém conhece essa obra, mas se você for lá no Goodreads o livro tem a nota de 3,9 numa votação de 8.000 pessoas.

''Incline-me e a beijei, depois de reprimir o impulso por tanto tempo, eu finalmente recebera luz verde - mesmo que fosse indireta.''
''Essas pessoas não tinham sido forçadas a cruzar o arame farpado. Elas queriam estar do outro lado.''

Teaser:


Autora:




Kat Falls vive em Evanston com o marido, o diretor de teatro Robert Falls, seus três filhos e uma enorme quantidade de animais de estimação. Kat surgiu com a ideia para seu romance de estréia, Dark Life, durante um exercício de escrita. Hoje, Dark Life, tem ofertas em dezoito mercados internacionais e está em desenvolvimento para o filme da Disney com a produtora Gotham Group. Dark Life foi indicado para os prêmios de livros infantis em dez estados e Kat ganhou um prêmio literário pelo Juvenile Literary Award. (Tradução Livre)






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.