Em Cena #52 * O Despertar da Primavera

30.1.14


Olá, olá pessoal!!!
Estão todos bem??!!
Apesar de no cronograma, hoje não ser dia de falar de teatro, achei bem interessante fazer a divulgação desse espetáculo, principalmente por ele ficar em cartaz até Março, então tem bastante tempo para organizar a agenda e prestigiar esses jovens atores!!!! A peça O Despertar da Primavera é um texto de Frank Wedekind e nos traz as experiências sobre a vida pelo ponto de vista de um grupo de jovens. Com temporada até Março/2014 no teatro Viga Espaço Cênico, em São Paulo.



Na passagem para a vida adulta os desejos, prazeres e dúvidas afloram nos inquietos jovens que formam o núcleo central da peça. Temas até hoje polêmicos como estupro, masturbação, homossexualidade, suicídio e aborto, fazem parte dos dramas vividos pelos adolescentes, reforçados por uma proposta estética que privilegia a poética e a força do texto. O visual da encenação traz referências das artes plásticas com forte apelo expressionista, refletido na interpretação dos atores e na concepção do cenário, figurinos, iluminação, maquiagem e ambientação do espetáculo.

Para o diretor, a montagem do espetáculo foi um grande desafio. “Um texto complexo, denso, com uma estrutura dramática peculiar composta de fragmentos das histórias de vida de adolescentes em confronto extremo com as transformações difíceis que marcam a passagem para a vida adulta. A descoberta da sexualidade, os questionamentos das regras sociais, as questões metafísicas ligadas ao sentido da vida e o fantasma da morte, permeiam este drama trágico cheio de questões essenciais da existência humana”, diz Guilherme.

O Despertar da Primavera é uma fonte inesgotável de possibilidades de encenação devido à enorme riqueza de seu conteúdo e do arrojo formal da dramaturgia. Apesar de ter sido escrito há mais de um século, o texto continua extremamente atual na abordagem dos temas tratados e na sofisticação de sua linguagem.

O elenco é jovem em sua maioria, reforçado por alguns atores com larga experiência que interpretam os papéis mais velhos. A montagem surgiu de um processo investigativo inesgotável que continua a pleno vapor, numa busca constante de novas possibilidades.


Sinopse: Um grupo de adolescentes vive as inquietações próprias da idade, com a descoberta do mundo adulto, as contradições familiares e a escola. A rebeldia própria do jovem é manifestada de modo contundente e poético, criando um drama cheio de ação, sensualidade e momentos emocionantes. Três personagens conduzem a história. Moritz, Melchior e Wendla têm suas vidas entrelaçadas e marcadas por fortes acontecimentos. Não é possível ficar passivo diante dos assuntos colocados na peça, que são questionamentos eternos e extremamente atuais da existência humana.


Ficha Técnica
Autor: Frank Wedekind
Direção: Guilherme Marback
Cenário: Fábio Delduque
Figurino: Sonia Ushiyama
Música: Lívio Tragtenberg
Iluminação: Aline Santini
Elenco: Mauricio Destri, Felipe Cândido, Rosiany Pelizzer, Vanessa Goulart, Rodolfo Mozer, Lucas Valadares, Guto Mattos, Gabriela Monteiro, Marcela Arnulf, Danielle Barros, Danillo Augusto, Caio Oviedo, Augusto Simão, Fabiana Araújo, Dill França

Serviço
Temporada: até 30/Março
Horários: Sextas e Sábados às 21h e Domingos às 19h
Local: Viga Espaço Cênico
Endereço: Rua Capote Valente, 1323 - Pinheiros
Informações: (11) 3801-1843
Capacidade: 74 lugares
Recomendação: 14 anos
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama
Ingressos: R$20,00 (inteira) / R$10,00 (meia)
Mapa.

Fonte: Canal Aberto.


Um texto bem interessante!! Tenho certeza que irá despertar a vontade de vocês para apreciarem um bom espetáculo teatral!! :)




Até a próxima!!
Beijos!!




LEIA TAMBÉM

0 comentários

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!