Hint Book #64 *Sussurro

7.8.13

Olá, leitores!

Antes de mais nada,  gostaria de me apresentar!
Meu nome é Karina, sou administradora do blog The Arty - Farty, assim como o Cinco das Artes, abordamos todas as Artes (cinema, música, literatura, teatro, etc.). Depois de um convite feito pela Ka, tenho o prazer de dizer que faço parte da nova equipe do Cinco das Artes. Irei postar semanalmente resenhas de livros e os principais lançamentos literários. Estou muito feliz em poder compartilhar com vocês uma das minhas maiores paixões que é a maravilhosa arte literária. Espero me ''enturmar'' e conquistar aos pouquinhos a confiança de vocês.

Para dar início a minha maratona de resenhas, nada como começar com uma série que vem ganhando o carinho do público jovem e porque não dizer, dos fãs de romances sobrenaturais. Sussurro, primeiro volume da Série Hush, Hush, é o livro resenhado de hoje. Sem mais delongas, vamos à resenha!


Ficha Técnica
Título Original: Hush, Hush
1° Livro da Série: Hush, Hush
Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 264
Gênero: Romance
ISBN: 978-85-98078-78-6

Sinopse: Nora é uma menina responsável. Aos 17 anos, ela tira boas notas e sempre avisa à mãe aonde vai e o que está fazendo. Nem mesmo garotos a fazem perder o foco nos estudos. Até porque, apesar das tentativas de sua melhor amiga, Vee, de lhe arrumar um pretendente, ela nunca se interessou por ninguém na escola. Pelo menos não até conhecer Patch, seu novo colega na aula de biologia. Ele parece estar em todos os lugares e saber tudo sobre ela. Seu jeito ao mesmo tempo sedutor e perigoso faz com que Nora fique imediatamente intrigada. E encantada. É então que eventos estranhos começam a acontecer. Um homem usando uma máscara de esqui salta diante de seu carro, seu quarto é invadido e aparentemente alguém está tentando matá-la. Nora não sabe em quem confiar. Quando Vee conhece dois novos rapazes e tenta arranjar um encontro, as coisas só pioram. Nora está assustada a maior parte do tempo. Patch é o da máscara de esqui? Ou será Elliot, o novo garoto com quem Vee quer que ela saia? Em sua busca por respostas, Nora está prestes a se descobrir no centro de uma batalha ancestral entre seres imortais e anjos caídos - uma disputa que não se resolverá sem sacrifícios.


Opinião: Becca Fitzpatrick é mais uma autora estreante no gênero romance sobrenatural.  Anjos caídos e nefilins compõem o best seller Sussurro, da série Hush, Hush


''Deus não perdoou aos anjos que pecaram
Mas os lançou ao inferno 
E os entregou às cadeias da escuridão,
Ficando reservados para o juízo...'' – 2 Pedro 2:4 

Em meio à onda dos romances sobrenaturais, é inevitável não pontuar a questão depois do lançamento do fenômeno Crepúsculo. Ao longo do tempo, surgem infinitas comparações entre autores de diversas sagas do mesmo gênero, e o principal comparativo é de fato, o romance adolescente que fundamentou a obra de Stephenie Meyer e divide opiniões entre a crítica e os próprios fãs da saga. Crepúsculo se tornou um verdadeiro ''mostruário'' do gênero e Sussurro não foge desses comparativos. Todo esse alarde é extremamente negativo diante da avaliação de outras séries que surgem ao longo do tempo. A responsabilidade do autor de romances sobrenaturais é muito maior, e as críticas mais duras (tudo ou nada). 

Apesar do ''mercado crítico'' desfavorável para Becca, Sussurro transita entre o simples amor adolescente, a origem de anjos caídos e ao suspense policial. Sim! Becca é uma ótima desenvolvedora de elementos surpresas e, este é o diferencial neste livro. 

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Nora Grey, uma garota de 16 anos, que estuda na escola de Coldwater, em Maine, EUA. Nora não tem muitos amigos, mas em compensação sua única amiga, Vee Sky, vale por dez. Vee é atirada, sarcástica, está sempre a procura de um namorado, ou seja, completamente o oposto de Nora. Apesar das diferenças, ambas se dão muito bem. Nora tem um passado sofrido e vem tentando se recuperar após a morte do seu pai, assassinado há alguns anos atrás. As coisas ficam ainda mais difíceis para ela já que sua mãe passa a maior parte do tempo trabalhando. A ausência da mãe de Nora possibilita que muitas coisas aconteçam na estória (uma ausência proposital – sem mãe/pai em casa, sinônimo de ''tudo pode acontecer''). 

A vida de Nora segue normalmente até que na aula de Biologia ela conhece o aluno novo: Patch Cipriano (Isso não lhe soa familiar? Aula de Biologia, aluno novo, troca de olhares, paixão avassaladora? Pois é. Como disse, a comparação é inevitável). De qualquer forma, Nora fica intrigada com o ar misterioso que paira sobre os olhos negros de Patch. Desde aquele encontro na aula, coisas estranhas começam a acontecer na vida de Nora e de sua amiga Vee. 

Patch faz o estilo bad boy, sedutor e acima de tudo, misterioso. Ele investe constantemente em Nora e nada de ''Ah, não posso me aproximar de você'', muito pelo contrário, ele faz de tudo para segui – lá. Como todo romance sobrenatural que se prese, a protagonista apaixonada faz a linha ''quero, mas não quero'', Nora se apaixona por Patch, mas não assume a paixão avassaladora. 

A autora tem certa dificuldade para definir a personalidade de Nora, ora temos uma mocinha indefesa, ora uma garota decidida, ora uma garota completamente indecisa e ora uma garota mimada. Como ela é o personagem-narrador, essas oscilações de personalidade dificultam um pouco as coisas e irritam muito quem está lendo. 

A narrativa da Becca é simples, nada de palavras difíceis e nada de descrições detalhadas do ambiente. Para os leitores detalhistas e que gostam de visualizar perfeitamente o espaço, como eu, isto pode se tonar um verdadeiro problema. 

O começo do livro é frio, devagar, nada de excepcional acontece até a página 100. As coisas começam a esquentar do meio em diante. A partir daí, Becca se revela uma ótima autora de suspense. O mistério e a ação contados por ela têm uma pitada de CSI – Quem é o culpado?! O menos óbvio de todos, claro.

Enfim, dar muitos detalhes sobre a trama seria revelar o que há de melhor neste livro: as surpresas. O romance presente neste primeiro livro da série, ainda é neutro, já que Nora e Patch mantém uma relação ''amiga'' durante boa parte do livro. 

A capa da Editora Intrínseca é fascinante. O preto e o branco são cores elementares que dão identidade aos quatro livros da saga. Além disso, a textura é diferente, áspera e metalizada. Os capítulos não têm títulos, são apenas enumerados. Um ponto negativo da diagramação é, sem dúvida, a letra extremamente pequena distribuída nas 264 páginas. 

De maneira geral, Sussurro pode lhe proporcionar bons momentos, basta ter paciência para chegar até a metade e finalmente poder desfrutar dos mistérios presentes na trama. Portanto, mantenha a calma, leia até a metade que tudo vai melhorar. 

E para alegria dos fãs de Becca Fitzpatrick, chegou a hora de esquecermos um pouquinho os vampiros, pois é a vez dos anjos caídos invadirem às telonas. Depois que Hush, Hush tornou – se um best seller do The New York Times, o estúdio LD Entertainment adquiriu os direitos dos quatro livros da série. O criador da série ''Geek'', Patrick Sean Smith, vai adaptar o roteiro com produção prevista para este semestre. A dúvida que paira é sobre o elenco e quem será Patch Cipriano. Nomes como Beau Mirchoff, Drew Doyon, Shiloh Fernandez, Mario Casas, Thomas Dekker e Avan Jogia já foram citados. Quem vocês acham que irão compor este elenco? Sinceramente, não faço ideia. Difícil imaginar alguém a altura de um anjo caído maravilhoso descrito por Becca.

Confira abaixo os próximos livros da série e aguardem as próximas resenhas, mas já adianto que li Crescendo,  e sinceramente esperava muito mais deste segundo livro.

Série ''Hush, Hush''
::  Crescendo (Crescendo) - 2010
::  Silêncio (Silence) - 2011
::  Finale (Finale) - 2012

Mais uma vez, agradeço a Ka por me deixar fazer parte do Cinco das Artes e comentem, opinem. O que vocês acharam do livro? Já leram? Concordam comigo? Vamos conversar e nos conhecer!

Até as próximas resenhas, leitores!


LEIA TAMBÉM

0 comentários

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!

Mais Lidos

CONTATOS/ANUNCIE

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios e outros assuntos: Entre em contato através do formulário na aba Contato

Caso você queira anunciar seu site, produto ou serviço, peça o Media Kit do Cinco das Artes pelo email 5dasartes@gmail.com

ONDE COMPRAR

Seleção de Livros! Clique e confira.

PUBLICIDADE


Tecnologia do Blogger.