Hint Book #63 *Cidade das Cinzas

17.7.13



Olá, olá ...
De volta, com mais uma resenha de livro :)
Dessa vez com a continuação da Série Instrumentos Mortais. Vocês já viram aqui minha opinião sobre o primeiro livro, e agora vamos falar um pouco sobre Cidade das Cinzas e o que está por trás dessa belíssima capa!!!

Ficha Técnica
Título Original: City of Ashes
2° Livro da Série: Os Instrumentos Mortais (The Mortal Instruments)
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Gênero: Ficção
ISBN: 9788501087157

Sinopse: Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.



Opinião: Nesse segundo livro, como diz a sinopse, Clary precisa lidar com seus sentimentos e sua nova vida, já que descobriu ser uma Caçadora de Sombras. Sua mente e seu coração estão divididos entre Jace e Simon, o primeiro revelado seu irmão por quem tem um sentimento profundo e avassalador, o segundo que sempre a amou e agora parece ter coragem de demonstrar e falar sobre esse sentimento.

Seres do submundo estão sendo mortos, entre eles querem jogar a culpa em cima dos Vampiros, já a Inquisidora, uma Caçadora de Sombras aparentemente sem sentimento e sem piedade encara a situação como sendo culpa de Jace e em nenhum momento acredita nele, fazendo de tudo para que ele seja julgado e condenado pela sua traição.

A narração continua em terceira pessoa, nos mostrando o desenrolar das coisas como se estivéssemos vendo um filme na tv ou cinema. Muitos segredos envolvidos, sentimentos a serem revelados porém que acabam sendo escondidos novamente, por medo talvez. Uma pitada leve de comicidade, suspense e adrenalina. Até o 8° capítulo tive uma certa dificuldade de concentração e de me apegar ao livro, mas a partir do 9° capítulo isso mudou completa e bruscamente. Eu não consegui mais largar o livro, e até o final dele tinha a leve impressão de que Jace iria trair a todos. Além, claro, da minha sugestão de que em algum momento nos próximos livros, Cassandra irá nos surpreender com o não laço de sangue entre Jace e Clary (quem já leu, deve saber se esse meu pensamento é válido, mas mesmo assim não me contem hehehehehe). Por enquanto, eu ainda acho que eles deveriam ficar juntos e que tudo não passou de uma armação de Valentim, mas também tenho a consciência de que posso me decepcionar com a escolha da autora e o fato deles serem realmente irmãos pode explicar e garantir muitas coisas.

Não é a toa que Cassandra Clare tem milhares de fãs no mundo todo. Realmente sua escrita é boa. Não acho que ela tenha se perdido na continuação da série, pelo menos até agora. Achei bem interessante certos pontos que ela colocou no livro para justificar uma ação ou situação e até achei bem malucos outros aspectos criados (como a explicação de como os vampiros tornam-se vampiros), mas com certeza válidos, afinal, em um livro de ficção pode-se imaginar qualquer coisa hehe ... Só achei um pouco forçada uma situação com a Inquisidora em relação a Jace, ficou meio fácil demais de acreditar, e também as decisões de Jace em relação a Valentim, concordo com o suspense em relação a vontade dele ficar ou não com o pai, mas as vezes eu tinha a impressão de que ele estava sempre mentindo. Estranha sensação rsrs ... E uma coisa que achei meio estranho/não focado, foi o fato de a mãe da Clary quase não ter sido mostrada nesse segundo livro. Ok, ela estava em coma, entendo. Mas tive a impressão de que só lembraram dela no começo e no fim do livro, durante o desenrolar dos acontecimentos, lutas e perseguições, ela foi esquecida no hospital (talvez correndo o risco de ser raptada por Valentim), afinal, tudo pode acontecer rsrs.

É isso pessoal!
Espero que tenham gostado da resenha, e espero não ter deixado escapar nenhum detalhe crítico no meio dela hehe ... se você já leu, deixe sua opinião sobre o livro nos comentários, se não leu ainda, comente também, falando se vc gostaria ou não de lê-lo, se esse gênero de livro faz seu tipo, etc :)

Série "Instrumentos Mortais"
:: Cidade dos Ossos (City of Bones)
:: Cidade das Cinzas (City of Ashes)
:: Cidade de Vidro (City of Glass)
:: Cidade dos Anjos Caídos (City of Fallen Angels)
:: Cidade das Almas Perdidas (City of Lost Souls)
:: City of Heavenly Fire (Previsão Setembro de 2014 nos EUA)



Até a Próxima!!
Beijos!!




LEIA TAMBÉM

6 comentários

  1. Lendo essa resenha fiquei com mais raiva de mim por não ter lido o primeiro ainda :(
    Todos amam a Cassandra e sempre falam super bem da escrita dela!|
    Preciso URGENTE conferir! rs


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Cristiane Silva18/7/13 17:33

    Esse é muito melhor que o primeiro, adorei a leitura dele e ela soube como fazer com que o leitor se prendesse, soube fazer uma relação de amor e ódio com coisas que ela fez e rumos com a história (eu sou dos AMOOOO e nunca odeio nada xD ) e teve um gancho para o terceiro de tirar o fôlego, muito bom! Adoro os livros dela *-*

    ResponderExcluir
  3. JessicaLisboa30/7/13 20:25

    Ainda nao tive oportunidade de ler o primeiro livro da autora, mas estou BEM curiosa pra ler todos os livros dela, as capas dos livros são lindas.

    ResponderExcluir
  4. Tamires, menina, LEIA!!!!!
    A série é longa, mas pelos primeiros livros eu já gostei bastante ......
    Tomara q vc consiga ler logo hehehe
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris!!!!
    Realmente tô gostando bastante dessa série.... a única coisa que pega é que são muitos livros :/ rsrsrsrrsrs
    Mas espero continuar gostando!!! Hehehe


    Obrigada pela visita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Jessica!!!
    LEIA vc tbm eheheheh além das capas, os livros são bons!!!
    Eu recomendo!!
    Espero que goste tbm qnd ler :)

    ResponderExcluir

Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!