Hint Book #61 *O Preço de Uma Lição

22.5.13


Olá, olá pessoal ...
Todos bem?!
Hoje trago a vocês mais uma resenha da Editora Novo Conceito, com seu selo Jovem, uma narração de amor e arrependimento de um casal de adolescentes. Conheçam então, O Preço de Uma Lição!

Ficha Técnica
Autores: Federico Devito e Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito Jovem
Páginas: 366
Gênero: Ficção / Romance
ISBN: 9788563219664
Skoob.
Goodreads.
Compre: Livraria Cultura.

Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. "Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram." Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


Book Trailer


Opinião: O livro relata um pouco da vida do nosso querido personagem principal, que não tem nome. Um pouco de sua infância, uma boa parte da narrativa passa pela sua adolescência, até os 22 anos. O querido amigo nos conta como começou sua forte amizade com Paulinho, Manu e Claudia e por terem todos nascidos no dia 21 e terem uma afinidade muito grande, formaram o "Quarteto 21". Mesmo jovem, já era dedicado nos estudos e trabalho e sua vida financeira era bem agradável para sua idade.

A maior parte do livro nos mostra seu relacionamento com Juliana, ela 5 anos mais nova que ele, quando ela tinha 15 anos viram-se pela primeira vez, aos poucos foram conhecendo-se e até que o namoro aconteceu. Como qualquer casal adolescente, saiam, curtiam a companhia um do outro, iam ao cinema e etc. Porém o personagem anônimo começou a fazer algumas besteiras sem motivo algum, que trouxeram muitos transtornos ao relacionamento. Além da diferença de idade, os dois moram em cidades diferentes, ele na capital de SP e ela em Mogi. Porém isso não é argumento para a desistência dos dois, pelo contrário, o sentimento parece crescer e se fortalecer cada dia mais e a dedicação dele por ela é muito grande.

Vamos ao meu ponto de vista sobre "O Preço de Uma Lição" ... fiquei curiosa para ler, por causa de alguns comentários a respeito, e tal. Creio que seja uma leitura voltava mais para o público adolescente, entre uns 15, 16 e 17 anos, pois de uma certa forma, os autores dão dicas do que não fazer em um relacionamento, quando nunca se namorou sério na vida. Achei que a narração ficou meio fora de contexto em algumas partes. Por incrível que pareça, só me dei conta de que não tinha lido ainda o nome do personagem quase no fim do livro, quando percebi que lembrava o nome de todos menos o dele, e achei muito estranho. Achei ele muito impertinente em vários momentos, o fato de ser adolescente não é motivo para certas atitudes, brigas desnecessárias, e joguinhos de ciúmes.

Eu realmente fiquei muito brava com esse rapaz (rs). Outra coisa que me desagradou, foi muitos momentos do casal se arrastando, muitas coisas repetidas acontecendo, cada detalhe sendo contado para chegar no final e apressar tudo nos dois últimos capítulos. Ficou uma coisa tipo "Acabou meu tempo, preciso terminar, então vamos resumir e ser rápido". Outro detalhe também, era o comportamento da Juliana, sempre meiga e indecisa desde o começo, e de repente em uma ocasião ela toma uma atitude completamente absurda e vulgar, nada a ver com o dava a entender de sua personalidade.

Aparentemente, esse livro seria uma auto biografia de um dos escritores, então ficas-se na duvida se realmente os fatos aconteceram na vida real ou não. Também não gostei como foi desenvolvido o final, pois tudo o que eles construíram para saber qual seria o desfecho do casal, não foi aproveitado. Apesar desses contra gostos, o livro não é de todo ruim, vamos dizer que para mim, fiquei meio zangada com a leitura, mas como eu sempre digo, vale sempre a leitura para ter a própria opinião, e o que não é bom parar mim, pode ser bom para você.

Mas caso você já tenha passado dos 25 anos, acho que não seria uma leitura dinâmica ou interessante. Caso você seja mais novo, vale a experiência, de como falei, não cair no mesmo erro. Acho que aos poucos estou aprendendo a não ser tão imparcial a respeito de certas leituras, e conseguir expressar isso. Uma coisa que achei bem bacana foi a arte da capa do livro, bem elaborada e bem criativa.



Bom pessoal, creio que seja isso, por enquanto. Comente sobre o que vocês acharam desse livro, se já leram, enfim ... Eu talvez tenha colocado uma expectativa em cima dessa narração, que não me trouxe de retorno, o que eu gostaria. Mas valeu a experiência ...



PARTICIPEM DO SORTEIO DE MIL SEGUIDORES DO CINCO DAS ARTES E CONCORRA A 5 LIVROS DA EDITORA NOVO CONCEITO!! BASTA CLICAR NO BANNER ABAIXO!!!!

Até a Próxima!
Beijos!




LEIA TAMBÉM

6 comentários

  1. Thielen Borba da Costa22/5/13 18:03

    Acho que esse seria um livro que eu compraria pela capa, mas parece que eu não seria feliz na escolha.

    Quer dizer, achei bem bacana a história dos quatro amigos, mas tenho pavor de vulgaridade... talvez pareça idiotice não ler um livro por um mínimo detalhe... por isso, leria se a oportunidade surgisse. Até por que tenho menos de 25 hahaha



    Daí fui ver o booktrailer e vi quem era os autores. Só conheço um, e perdi a vontade de ler.
    Vou ficar famosinha pela capricho e vou sair escrevendo livros... haha :P

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bem interessante, a capa, titulo e historia.... tudo me fez ficar com vontade de compra-lo... quatro amigos, aventuras e idiotices de adolescentes. Mas infelizmente não vou compra-lo, pq estou com mais de 17 livros em casa pra ler. Mas esse entrou pra lista dos próximos que irei comprar

    ResponderExcluir
  3. Realmente a capa chama bastante atenção, já o detalhe da vulgaridade, é realmente um detalhe, pq é uma frase só praticamente que a personagem "perde o controle". Mas acho que o fato de um deles ter sido um dos queridinhos da Capricho não foi o fator que fez eles lançarem o livro, até pq os dois já escreviam em blogs e etc :)


    Mas é um livro que a perspectiva vai de cada um mesmo rs

    ResponderExcluir
  4. Olha Di... eu recomendaria vc ler sem comprar, tipo pegar emprestado de alguém, ou trocar, pq sinceramente, ainda não acho que vale a compra... rs... mas isso tbm vai de cada um neh rsrsrs.... vai que vc realmente goste :)


    Sempre bom saber que as pessoas gostam dos livros resenhados por aqui :)

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um problema com livros, não gosto de pegar emprestado de ninguem kkkkkkk gosto de ter eles na minha prateleira, mas eu dei uma olhadinha e um amigo ja leu e disse que mesmo o livro sendo bom, tem muitos melhores pra comprar agora

    ResponderExcluir
  6. Dependendo do livro eu gosto de ter pra mim tbm hehe... e concordo plenamente com seu amigos... é até legal ler pra experiencia... mas não sei se recomendo gastar com ele

    ResponderExcluir

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!