Em Cena #43 * Cálamo

21.5.13


Olá, olá pessoal!!!
Todos bem?!
Ando um pouco sumida em relação ao assunto de terça, que é Dança, mas sempre é bom dar o ar da graça, né?! hehehe ... hoje venho falar um pouco sobre um espetáculo da iN SAiO Cia de Arte, companhia que surgiu em 1999 e é dirigida por Claudia Palma. Esse espetáculo já vem sendo projetado e experimentado há algum tempo e agora estará em cartaz no próximo fim de semana na Funarte! Confira o release divulgado pelo site Canal Aberto.



Cálamo
No fundo do palco, em cena, 40 lâminas dão a sensação de um corredor cortante. O que interessa à iN SAiO Cia de Arte, no espetáculo Cálamo, é o conceito de perfuração. Da pesquisa empreendida, nasceram imagens: "perfurar", "pinçar", "suspender", "soltar" e "atravessamentos" se tornaram elementos fundamentais na composição da dramaturgia do espetáculo. O que a pele esconde? O que revela? O que está tatuado no corpo pelo lado de dentro é visível (ou não) pelo lado de fora. Cálamo explora, por meio da poética da dança, a pele como um espaço revelador de modos de vida e expressividades humanas.

Sinopse: ...limite passível de perfurações, atravessamentos e vertigens, camadas que trilham por entre os poros. As diferentes grafias, o corpo escrevendo. É quase como reter uma escrita no interior mais profundo do corpo, matéria-prima de experimentação, decifração de desejos e encantamentos. O que fica impresso do lado de dentro, quando a pele é atravessada? Caminhos de sensações, vertigem, dor, prazer, obsessão, memórias. A extensão da própria pele pode ser a pele do outro.



Ficha Técnica
Direção Geral, Concepção e Coreografia: Claudia Palma
Intérpretes Criadores: Cristina Ávila, Felipe Teixeira e Renato Vasconcellos
Estagiária: Natália Franciscone
Trilha Sonora: Renato Jimenez
Iluminação: Sueli Matsuzaki
Figurinos: Bia Rivato e Carolina Semiatzh
Filósofo: Rodrigo Vilalba
Fotografias: Luiz Ferreira e Jonas Golfeto
Audiovisual: Aleph Cinema e Vídeo (espetáculo), Alex Soares (espetáculo) e Onze:Quatorze (divulgação)
Design Gráfico: Felipe Teixeira
Produção: Cristina Ávila

Sobre o processo de criação do espetáculo:
Na criação de Cálamo, a pesquisa, o processo de criação e a construção do corpo-intérprete aconteceram a partir do confronto com diversas questões: qual a extensão da minha pele? O que me encanta? Que marcas carrego em meu corpo? Diversas referências estiveram em cruzamento neste caminho, como palestras com o filósofo Rodrigo Vilalba e estudos a partir do filme O Livro de Cabeceira (Peter Greenaway, 1996), de onde foram pinçados termos como prazer, encantamento, obsessão.

A prática corporal/criativa desenvolvida a partir daí desembocou em imagens como "perfurar", "pinçar", "suspender", "soltar" e "atravessamentos", que se tornaram elementos fundamentais na composição da dramaturgia de Cálamo, desenvolvida em paralelo ao processo de criação. O que a pele esconde, o que revela. O que está tatuado no corpo pelo lado de dentro, visível ou não pelo lado de fora.

Em cena, o espetáculo dispõe 40 lâminas de ferro arrumadas de maneira irregular no fundo do palco, como uma espécie de corredor cortante. Essa imagem relaciona-se com o conceito de perfuração, atravessamento, buscado de maneira intensa no espetáculo. O figurino varia entre nas cores cinza, azul marinho e branco, e busca também o conceito de lâminas e linhas retas.

Serviço
Dias: 24 a 25/Maio/2013
Horários: 20h na Sexta, 19h Sábado e Domingo
Local: Funarte/SP – Sala Renée Gumiel
Endereço: Alameda Nothman, 1058 – Campos Elíseos
Recomendação: 10 anos
Duração: 60 minutos
Informações: (11) 3662-5177
Ingressos: R$5,00 (Inteira) / R$2,50 (Meia)
Horário da bilheteria: 1 hora antes do início do espetáculo


No domingo, dia 26/Maio, haverá um workshop com Claudia Palma sobre o processo de criação de Cálamo. Será das 15h às 17h na sala Renée Gumiel - Público: iniciantes e interessados em dança.

Saiba mais sobre a iN SAiO Cia. de Arte no blog, youtube e facebook oficiais.


Fonte: Canal Aberto.

Acho que não tive a oportunidade ainda de ver um espetáculo de dança voltado para essa temática. Uma coisa bem diferente de se ver, abstrata mais ao mesmo tempo com um sentido bem profundo. Vocês amantes da arte, pretendem prestigiar a Companhia?! Aproveitem!!! 



PARTICIPEM DO SORTEIO DE MIL SEGUIDORES DO CINCO DAS ARTES E CONCORRA A 5 LIVROS DA EDITORA NOVO CONCEITO!! BASTA CLICAR NO BANNER ABAIXO!!!!

Até a Próxima!
Beijos!




LEIA TAMBÉM

4 comentários

  1. Thielen Borba da Costa21/5/13 22:50

    Em relação a dança, sou uma negação. Não entendo nada, mas acho bonito sempre! hehe

    Ler um pouquinho sobre o espetáculo fica mais fácil... este parece bem bacana Se eu tivesse oportunidade, não perderia! Sem contar que é bem baratinho.

    ResponderExcluir
  2. Bem, sobre dança eu sou um completo leigo, mesmo ja tendo assistido diversas apresentações, mas sempre acaba saindo delas impressionado com a qualidade dos movimentos e da musica em geral..... Agora eu só tenho que ficar na espera até a excursão pra SP e ver uma peça de teatro ou ainda mesmo de dança

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro dançar, mas tbm sou uma negação em danças específicas, sei um pouco de dança árabe pq fiz 4 anos rs ... mas mesmo assim não sou nenhuma expert...
    Achei o vídeo mostrando um pouco da dança bem interessante... mas eu acho que danças assim, se forem muito extensas ficam meio cansativas...

    ResponderExcluir
  4. Concordo Di.... sempre bom programar um passeio e ainda prestigiar um espetáculo assim :)

    ResponderExcluir

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!