Hint Book #53 *Em Chamas

13.2.13


Olá, olá pessoal!!
De volta com mais uma resenha literária. Na semana retrasada vocês viram por aqui o que achei do livro Jogos Vorazes, pois bem ... hoje é dia de falar dos outros dois livros. Como terminei de ler a série, vou postar para vocês as resenhas de Em Chamas e A Esperança. Essa é uma série que praticamente 90% das pessoas que leram gostaram, amaram, enfim ... eu tenho um opinião um pouco diferente sobre ... vamos conferir?!

Ficha Técnica
Título Original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco (Jovens Leitores)
Lançamento: 05/2011
Páginas: 413
ISBN: 9788579800641
Segundo Livro da Série Jogos Vorazes

Sinopse: Depois do improvável e inusitado resultado dos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.




Opinião: No segundo livro, Katniss vai conhecer o lado mais escuro do Presidente Snow. Sua conduta durante os jogos vorazes acabou influenciando alguns dos cidadãos de Panem a se rebelarem, o que levou Snow a adiantar o anúncio do Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos e cada um tem suas regras diferentes. Esse será o terceiro Massacre e terá como escolhidos 1 homem e 1 mulher dentre os vitoriosos de cada Distrito (o Massacre foi criado para que os rebeldes se lembrassem o porque de suas crianças morrerem nos jogos vorazes). Muitas reviravoltas acontecem nesse segundo livro, que para mim foi o mais cruel dos três, e onde Katniss está mais perdida e confusa em relação a tudo. Também é dividido em 3 partes: onde a primeira mostra o desfile dos vitoriosos da última edição dos jogos vorazes por todos os distritos, a segunda se passa durante o Massacre, e a terceira, após o Massacre.
"A capital possui uma criatividade quase infinita em matéria de arranjar meios de matar as pessoas." (Pág. 134)
Durante a narração podemos ver a constante "guerra psicológica" que acontece entre Snow e Katniss. Não posso dizer que o segundo livro me cativou mais que o primeiro, pois isso não aconteceu, acho que me senti mais atordoada e revoltada. Achei que esse teve mais ação que o primeiro. E não foi o jeito da escrita de Collins que me revoltou, foi a forma com que ela conduziu a estória. Em alguns pontos fiquei meio perdida, em outras muito brava com as atitudes de certos personagens. Difícil me expressar a respeito de uma série que é uma das favoritas da maioria dos leitores. Posso dizer que é um enredo um tanto quanto curioso e por um certo lado, bem escrito, mas talvez a minha expectativa de ver uma coisa possa ter estragado o que realmente li.

Teve uma passagem, que para mim ficou muito confusa, e vou dividir com vocês, quem sabe, eu entendi errado, ou mais alguém tenha percebido isso também. No primeiro livro, Katniss tem um acidente com seu ouvido esquerdo, que é reconstruído após os jogos, assim como todos os seus machucados, etc. No segundo livro, durante o Massacre, ela chega a citar esse detalhe, porém na cena onde eles tentam desviar de um campo de força, ela diz que precisa seguir o barulho do campo pelo ouvido direito?! Ou a tradução foi feita errada, ou a Collins esqueceu desse detalhe, ou algo de muito estranho aconteceu ... rsrs. Pq se o ouvido "sobre-humano" dela é o esquerdo, como que ela precisaria andar com o campo a sua direita?! Será que só eu percebi isso?! Ou entendi errado?!

Mesmo parando para pensar sobre tudo o que li no segundo livro, se o fato de uma leitura te deixar completamente revoltado, significa que você tenha gostado do livro, então significa que eu possa ter gostado de Em Chamas. Mas não posso dizer que é um livro que eu leria de novo. Recomendar?! Não sei, acho que se vocês realmente tiverem a curiosidade sobre do que se trata os livros e vontade de ler a série, leia, de repente terá uma visão diferente da minha. Eu ía tentar não falar muito sobre as partes específicas do livro para não estragar a leitura de vocês, mas acho que a sinopse meio que fez isso por si só rsrs ...

É isso pessoal. Sei que não foi a melhor resenha de todas, mas essa série deixou a desejar, na minha opinião. E vocês, o que acharam? Do livro, da minha resenha tbm hehe ... deixem seus comentários!!

Até a próxima!
Beijos!


Não esqueçam também de participar dos Sorteios em Parceria com o Blog O Clube da Meia Noite! Clique nas imagens abaixo e saiba como!!






LEIA TAMBÉM

0 comentários

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!