Hint Book #52 *Jogos Vorazes

30.1.13


Oi pessoal!!
Todos bem?!
Desculpem a demora para retornar hoje ... mas estou tentando terminar de ler o terceiro livro dessa série e estou com a cabeça a mil ... acho que vocês vão conseguir me entender um pouco no decorrer da minha resenha, ou não rs ... mas hoje trago a minha visão do primeiro livro da série Jogos Vorazes e espero que tenha conseguido me expressar de uma forma que seja entendida por vocês sem estragar com nenhum spoiler ... sei que provavelmente muitos de vocês já leram, mas para aqueles que não leram, sei como é chato, alguém estragar o final ... então vamos lá?! ...

Que Comecem os Jogos Vorazes!!! ... 

Ficha Técnica
Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco (Jovens Leitores)
Lançamento: 29/05/2010
Páginas: 397
ISBN: 9788579800245
Skoob.
Goodreads.
Primeiro Capítulo.
Compre: Saraiva, Livraria Cultura.
Primeiro Livro da Série Jogos Vorazes

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Opinião: Dividido em três partes, o livro narra o caminho de Katniss Everdeen como tributo dos Jogos Vorazes.

A nação de Panem é dividida em 12 Distritos e comandada pela Capital, onde vivem os mais ricos, poderosos e o controle de tudo. O Distrito 12 é o mais pobre, porém o mais distante da Capital, portanto nem tanto vigiado ("Distrito 12, onde você pode morrer de fome em segurança" Pág. 12). Houve um tempo em que existia também o distrito 13, porém após uma rebelião, ele foi destruído pela Capital, não restando nenhum sobrevivente (ao que tudo indicava).

Após essa rebelião, todo ano é organizado os Jogos Vorazes, onde um menino e uma menina, entre 12 e 18 anos, de cada distrito são sorteados para disputarem em uma grande arena por suas vidas, onde somente uma pessoa ficará viva e será a grande vencedora. Um tanto quanto cruel, até pelo fato de que os tributos, como são chamados os escolhidos, são obrigados a se "candidatarem" a partir dos 12 anos. Katniss tem 16 anos, ela vive no Distrito 12, com sua mãe e sua irmã Prim, de 12 anos, que terá sua primeira vez na Colheita, como é chamado o sorteio dos tributos. O melhor amigo de Katniss é Gale, que tem 18 e três irmãos, além também de sua mãe. Os pais dos dois morreram em uma explosão causada pela Capital, na mina onde trabalhavam.

O ponto determinante do livro: A Colheita! O nome feminino sorteado: O de Prim! Katniss fica tão estarrecida com a possibilidade de perder sua irmã que voluntaria-se em seu lugar. O nome masculino escolhido: Peeta, filho do padeiro.
"-Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor!" (Effie Trinket - Pág. 26)
Não vou estender muito a explicação sobre o livro para não estragar a leitura de vocês, mas a partir daqui acontece toda a preparação para a 74° Edição dos Jogos Vorazes. A ida até a Capital, a apresentação dos 24 tributos, a entrevista individual de com cada um, o treinamento pré jogos, e finalmente a largada para a arena. Durante os jogos, cada tributo deverá preservar sua vida, mesmo que isso signifique matar outro tributo. Cada dupla (de cada distrito) tem um mentor, que além de acompanhá-los antes dos jogos, auxiliá-los com dicas e os supervisionam e enquanto estão na arena vivos, os mentores tentam conseguir patrocinadores para enviar suplementos que os jogadores possam vir a precisar.

A escrita da Suzanne não é ruim, ela consegue fazer você enxergar as cenas no decorrer do livro, creio que esse tipo de assunto tratado no livro é até uma idéia bacana, mas não fiquei satisfeita com o que li nesse primeiro livro. Ouvi falarem tanto que Jogos Vorazes (assim como toda a trilogia) era um livro fantástico e etc, que fiquei numa curiosidade imensa para ler. Acho que minha expectativa foi tanta que acabou sendo frustrante. Tive muita raiva em várias partes do livro, revoltada com outras, tive dificuldade em conseguir chegar ao final da leitura, muitas vezes não tive vontade de terminá-lo. Em outros momentos, eu até conseguia ficar compenetrada na leitura, mas não posso dizer que senti simpatia pelo livro.

Não que tenha sido um completo desastre de leitura, não, eu realmente fiquei interessada pela narração, mas conforme ia lendo, eu ia ficando revoltada com as situações, sentimentos descritos pela autora eu não conseguia enxergar, como continuo não enxergando no terceiro livro (A Esperança), estou nos últimos capítulos dele, enquanto escrevo essa resenha para vocês, e ainda continuo com essa sensação frustrante. Foram muitos detalhes que me deixaram numa confusão interna, e se eu fosse expor a vocês, acabaria soltando algum spoiler :/ rs
"-Porque... porque... porque ela veio pra cá comigo." (Pág. 143)
O que posso dizer é: o enredo é interessante, mas os sentimentos entre Katniss/Peeta/Gale me deixaram estranhamente a ver navios, pois eu não consegui sentir algo realmente entre eles. A autora conseguiu nos segurar com uma verdade praticamente o livro todo, em um final de capítulo, tudo muda completamente, e não final, volta a ser o que era antes, isso me irritou. Claro que talvez tenha sido pra dar mais ação e continuidade para o segundo livro, mas isso me irritou profundamente. Não sei se o fato de ter muitas informações sobre os jogos e tributos e tantos fatos e situações durante o jogo do primeiro livro, que minha cabeça fervilhou o tempo todo, quase entrei em parafuso. Não consigo explicar muito o impacto causado pelo livro em mim, só sei que foi uma leitura estranha, impactante e avassaladora. Acho que vou levar um bom tempo para me recuperar dessa avalanche ...


É isso gente ... hehe
Espero não ter ficado muito confuso!
Sei que muitos de vocês que já leram gostaram da trilogia, mas acho que não seria justo expor uma opinião que não fizesse sentido ao que eu realmente senti.
Deixe você também sua opinião sobre esse primeiro livro!!
Pretendo na próxima semana trazer para vocês as resenhas dos outros dois!

Até a próxima!
Beijos!


Não esqueçam também de participar do Sorteio em Parceria com o Blog O Clube da Meia Noite! Válido até 19/Fevereiro! Clique na imagem abaixo e saiba como!!





LEIA TAMBÉM

2 comentários

  1. Kelry Caroline30/1/13 22:30

    Adoro os livros dos jogos vorazes e esse não é diferente!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é o melhor do mundo, um dos melhores pelo menos. Li ele em dois dias de tão empolgado que eu tava,,

    ResponderExcluir

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!