Hint Book #48 *A Floresta de Mãos e Dentes

21.11.12


Olá, olá ...
De volta com uma nova resenha para vcs!!
Hoje, mais cedo, postei o resultado do Sorteio, como vcs podem conferir por aqui, e agora trago um pouco da minha opinião sobre esse livro da Underworld, que comprei ano passado É, demorei um pouco pra ler hehe ... esse é o primeiro da série, mas por enquanto é o único lançado aqui no Brasil. 

Ficha Técnica
Autora: Carrie Ryan
Editora: Underworld
Lançamento: 2011
Páginas: 296
ISBN: 9788564025301
Skoob.
Facebook.
O Livreiro.
Good Read.
Primeiro Capítulo.
Compre.

Sinopse:  O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro - entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?




Opinião: O livro todo é narrado em primeira pessoa. Mary é uma jovem garota que mora com a mãe, seu irmão é casado e seu pai se transformou em um Esconjurado. A aldeia onde eles moram faz parte da floresta que eles chamam de "Floresta de Mãos e Dentes", onde cercas separam os vivos dos "mortos".

A aldeia é coordenada pelas Irmãs, que comandam tudo, desde a distribuição de mantimentos até os rituais de casamento. Elas também comandam todas as ações dos Guardiões, um grupo de homens treinados para vigiar a aldeia, impedindo que alguém saia ou que entrem, e certificam-se que todos sejam tementes a Deus. Eles foram afetados pelo Retorno e ficaram isolados, tendo que sobreviver com suas plantações e colheitas e tentando manter o crescimento da população unindo os jovens que ainda restam.

Os Esconjurados são uma espécie de Zumbis, porém como eles surgiram não é explicado no livro, eu pelo menos não encontrei essa informação, o que se sabe é que tudo começou por causa do Retorno, creio eu, que tenha sido a primeira vez que um morto "voltou a vida". O pai de Mary é um dos zumbis perdido na floresta, sua mãe passa a maior parte do seu dia em frente as cercas esperando encontrá-lo. Um certo dia, enquanto Mary lavava roupa no rio, no mesmo dia em que Harry lhe pede para participar da cerimônia de amarração com ele (ritual onde o rapaz pede a moça que gostaria de casar e a festa leva alguns dias até a união do casal), sua mãe chegou tão perto da cerca que foi atacada e infectada. Quando isso acontece existe a chance de escolha, a pessoa pode escolher ser morta (tendo a cabeça cortada) ou sendo entregue a floresta, essa decisão também pode ser tomada pelos seus familiares. 

A mãe de Mary foi entregue a floresta, e ela as Irmãs, pois seu irmão Jed não quis recebê-la. Estar com as Irmãs não parece ser a melhor coisa do mundo, principalmente quando descobre-se os segredos escondidos por trás de certas portas e conversas. Durante sua estadia no "convento" ela ficou completamente isolada e abandonada, até que Travis foi levado muito ferido para ser tratado e descansar. Mary o visitava com frequência e sua paixão por ele acabou aumentando, mas o que ela não sabia era que ele já havia pedido por Cass. Travis é um dos Guardiões, irmão de Harry. Cass é a melhor amiga de Mary.

Mary cresceu ouvindo as histórias de sua mãe sobre uma vida fora da aldeia, antes do Retorno, sobre o oceano. E tudo que ela queria na vida era um dia sair da aldeia e encontrar o oceano. Apesar de existir um caminho aparentemente seguro e isolado, os Esconjurados tomavam conta da floresta e na maioria do tempo ficavam grudados nas cercas, forçando-as o máximo que conseguiam. Durante a cerimônia de amarração acontece um grande ataque dos Esconjurados, e apenas Mary, Harry, Cass, Travis, um garotinho de nome Jacob e um pequeno cachorro conseguem escapar vivos e acabam fugindo para o lado de fora da aldeia, para o caminho cercado que leva além da floresta.

Aparentemente seria um livro interessante com muita ação e adrenalina. Porém não o é ... Li um fato em uma resenha e concordo: Se os "zumbis" podem ser mortos, pq as pessoas na aldeia não se juntam para matá-los, afinal a maioria (como descreve o livro) já está com seus corpos praticamente deteriorados, sem forças e agilidade. Pq as Irmãs comandam tudo, pq não há comércio ou relacionamentos feitos de amor?!

Mary passa o tempo todo querendo ir atrás do oceano e acaba sendo julgada como egoísta pelos outros. Mas querer estar em um lugar melhor, e talvez quem sabe levar os mais próximos ou quem sabe todos da aldeia para esse lugar seria egoismo?! Os outros não enxergam essa possibilidade, estão todos tão cegos pela visão das Irmãs que não conseguem raciocinar a respeito do futuro e outras direções. Existem algumas falhas na construção da estória, por exemplo: como o pai de Mary foi transformado, como as cercas foram construídas antes da chegada dos Esconjurados, como aconteceu o Retorno, a garota misteriosa de colete vermelho chamada de Veloz ... enfim ... muitos detalhes ficaram a desejar, e também acho que a autora não soube aproveitar o tema "zumbis" para transformar a estória em uma narrativa cheia de adrenalina e tudo mais relacionado a estes "seres não vivos".

Porém, se essas pendências são concluídas nos próximos livros, creio que seja uma questão que poderia ser revista. Pois mesmo que as continuações sejam mais esclarecedoras, o primeiro livro é a chave de entrada, é onde vc fica aberto ao entendimento do todo, de ter a expectativa para continuar. Não posso dizer que foi uma leitura a toa, um tempo inutilmente gasto, não ... cada um tem sua visão e gosto (outras pessoas podem ter uma opinião completamente positiva em relação ao livro). No meu caso, acho que A Floresta de Mãos e Dentes poderia ter sido um pouco mais elaborado ... e em relação aos personagens, acho que poderiam ser mais desenvolvidos, nenhum deles me cativou no fim das contas ... isso acaba sendo um ponto não muito bom.

E vc, já leu?!
Já ouviu a respeito?!
Deixe sua opinião sobre ...
Ou curiosidade ...


Livro 1: A Floresta de Mãos e Dentes (The Forest of Hands and Teeth)
Livro 2: The Dead-Tossed Waves (não lançado no Brasil)
Livro 3: The Dark and Hollow Places (não lançado no Brasil)

Saiba mais sobre a autora e seus livros aqui.




LEIA TAMBÉM

2 comentários

  1. Ahh, pensei que esse livro seria melhor.. Parece que não precisou ter mais ação mesmo.. Apesar disso, gosto do título do livro :D
    Gostei da resenha ;)

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dyana!
    É aquilo né... cada um tem uma visão, mas pessoalmente achei que poderia ter sido melhor rs
    Obrigada pela visita! Volte sempre!!
    Beijos


    Ka

    ResponderExcluir

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!