Hint Book #45 *Garotas de Vidro

24.10.12


Bom dia pessoal!!
Como vão todos??!!
Espero que bem ... hehe ... bom, a resenha de hoje é um pouco cruel ... na verdade, não a resenha em si, mas o tema do livro ... faz um bom tempo que não vejo nada na mídia focando esse assunto, mas com certeza creio que ainda existam algumas garotas (e pq não garotos) com esse distúrbio que infelizmente não é nem um pouco pequeno e nem fácil de tratar ... então, sem delongas ...

Ficha Técnica
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2012
Páginas: 272
ISBN: 9788581630113
Skoob.
Facebook.
O Livreiro.
Good Reads.
Primeiros Capítulos.
Compre.

Sinopse: Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.




Book Trailer

Opinião: Lia tem 18 anos e seu ideal é pesar cada vez menos ... 43kg, não, 42kg ... 38kg ... e assim ela passa seus dias se controlando ao máximo para não comer. Seus pais são separados e atualmente ela mora com o pai, a madrasta e sua irmãzinha, pois após sua internação (por falta de alimentação) ficou decidido que seria melhor que ficasse sob os cuidados de seu pai. Sua melhor amiga Cassie morreu sozinha num quarto de motel, as duas já não se falavam há muito tempo, os pais de Lia não achavam Cassie uma boa influência. Antes de morrer ela tentou ligar para Lia ... 33 vezes ... A partir daí vemos Lia em seu dilema entre não comer, tentar esconder dos pais sua perda de peso e sua compulsão por cortar-se como punição e descobrir o realmente aconteceu com Cassie, que, começa a assombrá-la, tentando mostrar que logo também chegará sua hora de partir. 

Durante todo o livro Lia nos conta seu dia-a-dia, alguns momentos na escola, como é conviver com pais separados e uma irmã menor. Ela está sempre contando as calorias do que come e do que não come. Está completamente "afundada" em sua teoria de estar magra, e quando não consegue controlar a vontade de comer, faz cortes em várias partes do corpo como uma forma de se castigar ou até de esconder a fome com a dor. Diferentemente de Cassie que sofria de bulimia, Lia não consegue vomitar o que come, por isso "se entope" de laxantes como uma via rápida de eliminação das poucas calorias que ingere. 

Bom, Garotas de Vidro é realmente um livro com tema muito interessante. É como se estivéssemos sentindo na pele o que é sofrer com esse distúrbio alimentar. Uma coisa que me incomodou demais durante a narrativa, é o fato de a autora ter colocado diálogos "filosofados demais", não sei como explicar exatamente, mas muitas vezes a Lia se expressa de maneira muito abstrata, e isso não me agradou. Do meio do livro pra frente isso foi diminuindo e consegui me entregar mais a leitura. Muitas vezes me senti revoltada com a personagem por ela não querer comer e por se achar gorda demais ... mas ao lembrar que isso é uma doença e o psicológico da pessoa fica completamente afetado, acabava ficando triste por ela não conseguir enxergar o mal que fazia pra si mesma.

"Porque eu não posso me permitir querer um. Porque eu não preciso de um muffin (410), não quero uma laranja (75), nem torrada (87), nem waffles (180), me dão enjoo. [Pág. 9]"

"Comer me faz sentir pior. [Pág. 153]"

Dois momentos que achei bem cruéis: Ela passa quase 2 páginas com a frase "Não. Devo. Comer" metralhando seu cérebro ... e 3 páginas na completa solidão ... quando vc não passa por certa situação fica difícil de vc entendê-la ou opinar sobre, mas às vezes estando do lado de fora, vc consegue mostrar uma outra visão para a pessoa que está no momento difícil, e é isso que acho que podemos tirar desse livro. Vc não precisa ser a pessoa mais magra ou mais gorda ... vc tem que se sentir bem com seu corpo, mas se tiver alguém próximo e vc percebe que esteja com "problemas" vc consegue dar um apoio. É uma leitura talvez necessária, um pouco complexa e quem sabe um pouco traumática ... De repente esse livro pode ser um alerta para aquelas(es) que estão passando por momento parecidos com de Cassie e Lia ... e olha, vou dizer que se eu estivesse, provavelmente, depois desse livro, além de chorar muito eu tentaria procurar ajuda ... 

Não posso dizer que esse livro entraria na minha lista dos favoritos, mas posso dizer que foi uma leitura de conteúdo e que te faz refletir com certeza ... 

"Se você uivar para a Lua e jurar sobre o seu sangue, vai conseguir tudo o que desejar. Mas tenha cuidado com aquilo que deseja. Sempre existe um preço. [Pág. 245]"

Fico por aqui.
Espero que tenham gostado da minha opinião sobre Garotas de Vidro ... e se vc já leu, deixe seu comentário do que achou, se gostou ou não :)

E não esqueçam de participar do Sorteio Mulheres, Somos Especiais que vai até dia 20 de Novembro ... é só clicar no banner abaixo :)

SORTEIO ENCERRADO - Confira o Resultado Aqui!




LEIA TAMBÉM

0 comentários

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!