Hint Book #28 *Apátrida

29.2.12


Retorno para mais uma resenha de um livro incrivelmente belo. É o segundo livro sobre a Segunda Guerra que tive a oportunidade de ler através do Selo Brasileiro. E posso dizer que além de mais conhecimento me trouxe também um pouco de tristeza a respeito das ações cometidas naquela época e um pouco mais de solidariedade para com aqueles que de uma certa forma teve sua vida toda mudada por atos inescrupulosos. Mas antes de eu continuar descrevendo o que senti ao ler esse livro, vamos conhecê-lo um pouco mais! 


Apátrida
Ficha Técnica
Autora: Ana Paula Bergamasco
Editora: Todas as Falas
Lançamento: 2010
Páginas: 338
ISBN: 9788599721148

Sinopse: Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.


Opinião: Como descrever um sentimento tão extenso ao ter a oportunidade de ler um livro como Apátrida?! Já tinha tido uma base nas pesquisas e narrações de Marcos Bulzara em O Arquiteto do Esquecimento nos mostrando alguns lados da Segunda Guerra Mundial, e a Ana de uma maneira emocionante nos trouxe a narração de Irena, uma jovem polonesa que nos conta seus amores, desamores, lutas e sofrimentos antes, durante e após a Guerra, onde Hitler queria dominar os países Europeus erradicando os considerados os de raça não pura. 

Sua paixão por Jacob, um judeu, e sua esperança de ficarem juntos que lhe dá forças para lutar por sua vida e continuar sua jornada de forma mais digna possível. Ela tbm nos mostra que é possível amar mais de uma pessoa no decorrer de nossas vidas, e que cada amor de uma certa forma é diferenciado pelas nossas ações e pensamentos.

"Há coisas que marcam a nossa vida de tal forma, tão profundamente, que vivemos a nos consumir em culpa e dor. No fim, percebemos que isto impediu-nos de ser felizes de verdade." - Anninka 

Foram páginas bem emocionantes e em certos pontos chocantes. Ana fez uma bela pesquisa colocando durante sua narração palavras da época e da linguagem polonesa, trazendo um pouco mais de profundidade e veracidade no romance. Acompanhar a trajetória de Irena e sua família nos faz pensar em como talvez não damos muita importância para o que acontece ao nosso redor. Muitos de nós não eram nascidos ainda na época do Holocausto e por mais que tenhamos aprendido sobre isso na escola ou comentários na mídia, filmes, etc ... nem todos nos aprofundamos no assunto. 

Confesso que durante a leitura me senti um pouco triste por passagens de violência contra inocentes de forma completamente brutal e sem piedade. Como nós seres humanos conseguimos ser tão hipócritas e desumanos?! E ao mesmo tempo me senti um pouco mais informada sobre os fatos e admirada com a força que se pode ter em situações extremas.

Difícil colocar em palavras o que sentir ao ler esse livro. Uma mistura de ansiedade, pena, emoção, dor e revolta. Os detalhes da violência marcaram muito, também foi marcante o amor entre os personagens, não somente de Irena e Jacob, mas também o amor entre a família. E o desenrolar inesperado de cada personagem foi inacreditavelmente fantástico.

"Existem momentos em que as palavras só aumentam a dor ou causam confusão. Outros, em que elas não completam o sentimento envolvido. Então, para que falar?" - Irena

A capa do livro foi muito bem feita e já nos emociona. Em cada página podemos sentir o amor que a Ana tem pelo seu trabalho. Cuidadosa em cada expressão, nos leva em uma viagem exploradora e profunda na dor dos que vivenciaram essa monstruosa época e suas vitórias. Só lendo realmente para entender esse sentimento. Vale muito a pena a leitura onde nos deparamos com nossos próprios pensamentos em relação as pessoas ao nosso redor. Apátrida nos mostra não somente uma disputa de terras, mas como devemos e podemos ser amáveis e solidários com as pessoas ao nosso redor, não importando onde estamos.

‎"A capacidade do homem reside em seu aprendizado no certo e no errado das coisas. A evolução só se dá com a melhora do ser humano, no sentido mais sublime da palavra" -Rurik

Parabenizo a autora pelo belíssimo livro e recomendo com toda a emoção que a mim cultivou. Engraçado que tento passar mas acabo voltando no mesmo sentimento (rs). Se eu escrever sobre a história, temo acabar relatando os nem sempre bem vindos (rs) spoilers, por isso deixo somente minha opinião de como o contexto afetou meus pensamentos e sentimentos. E a curiosidade afetar vocês que irão ler essa resenha e possam sentir o mesmo, ou não, que eu.

Mais Sobre: Skoob, Blog do Livro.


E não esqueçam dos Sorteios Ativos aqui no Blog!! Cliquem nos Banner abaixo para conferir as Regras e Informações!!

SORTEIO DE MARCADORES DE LIVROS

SORTEIO DO KIT BEIJADA POR UM ANJO 5 - REVELAÇÕES

SORTEIO DO KIT UM MUNDO BRILHANTE



LEIA TAMBÉM

3 comentários

  1. Ana Paula Writer1/3/12 16:03

    Olá, Ka, tudo bem?

    Um blog português me disse assim:" vc descreve sentimentos e não personagens. Vou lhe explicar. Os personagens são conhecidos por seus atos, e não necessariamente, fisicamente. "
    Acho que Apátrida é um pouco disto mesmo: sentimentos. Humanos, aqueles que possuímos na plenitude da nossa vida.

    Um grande abraço, Ana Paula  

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!!

    Obrigada pela visita e pelo comentário! :)Realmente o livro é bem emocionante e nos mostra com profundidade os sentimentos :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa me deu vontade de ler esse livro por causa da sua resenha, você escreve muito bem. Parabéns
    Amei a resenha e o blog ^^

    ResponderExcluir

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!

Mais Lidos

CONTATOS/ANUNCIE

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios e outros assuntos: Entre em contato através do formulário na aba Contato

Caso você queira anunciar seu site, produto ou serviço, peça o Media Kit do Cinco das Artes pelo email 5dasartes@gmail.com

ONDE COMPRAR

Seleção de Livros! Clique e confira.

PUBLICIDADE


Tecnologia do Blogger.