Dança de Salão

28.2.12

Quem está cansada da rotina das academias encontra uma boa alternativa nas aulas de dança de salão. Zouk, tango e outras modalidades já viraram mania em vários lugares.

É uma excelente atividade física! Você pode queimar 700 calorias em uma hora.


As pessoas que têm o hábito de dançar em salões apresentam uma mudança significativa de comportamento: menos timidez, mais confiança, mais vontade de encontrar os amigos e de sair para as baladas. O equilíbrio emocional, tão importante para emagrecer e manter o peso desejado é mais facilmente alcançado e se torna um fator decisivo para conquistar um corpo mais saudável.

Dançar aumenta a freqüência cardíaca, estimula à circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. A dança de salão é essencialmente uma atividade social e provoca uma sensação de bem-estar psicológico. Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação.

Homens e mulheres procuram a dança por motivos diferentes. Elas vão em busca de uma atividade prazerosa que possa aliviar as tensões. Eles geralmente vão arrastados pelas esposas e namoradas. Os solteiros freqüentam os cursos de dança para conhecer pessoas ou para perder a timidez.

Existe o preconceito de que dança de salão é “coisa de velho” e de que alguns ritmos, tais como o bolero, é “coisa careta”. Ao freqüentar os salões de dança, esse conceito muda rapidamente e todos acabam adorando dançar.

Para aproveitar todos os benefícios dessa atividade e arriscar os primeiros passos, o ideal é freqüentar um curso de dança de salão. Mesmo que no começo pareça difícil sincronizar os passos com os do parceiro, com mais ou menos três meses de aula até os mais desajeitados já “fazem bonito”.

A dança de salão está na moda e pode ser uma boa alternativa para queimar muitas calorias. Além disso, é possível conhecer um monte de gente e divertir-se para valer.

Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto.

Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.

Internacionalmente, para fins de competição, o termo dança de salão se restringe a certas danças, de acordo com as categorias -- International Standard e International Latin -- definidas pelo Conselho Mundial de Dança (WDC, na sigla em inglês).

 
As danças praticadas nesses estilos são:


  • A valsa lenta (ou valsa inglesa);
  • O tango internacional (diverso do tango argentino);
  • A valsa (também chamada de valsa vienense);
  • O foxtrote e o quickstep (International Standard);
  • O samba (diferente das modalidades de samba brasileiro);
  • O chachachá;
  • A rumba
  • O passo doble;
  • E o jive (International Latin).
A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais na européias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França.

É possível que o abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrittio Caroso.Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.
 
Em São Paulo a Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança reestréia o espetáculo “Parangolés”, em temporada até o dia 02 de março, em diversos endereços e horários gratuitamente.Olha que maravilha !!
O conceito “parangolé”, criado pelo artista plástico Hélio, mescla-se com a dança contemporânea, compondo o espetáculo, em busca da união do samba, poesia, música e movimento.

As apresentações de “Parangolés” voltam aos palcos após cinco anos, contando com bate-papos entre integrantes da companhia e o público ao final de cada sessão.

ParangolésData: de 20/1 a 03/3
Preço: grátis

Programação
Data: 17/1
Horário: 15h
Local: CEU Tiquatira
End.: Av. Condessa Elizabeth Robiano s/n (Marg. do Tietê) – Jardim América da Penha
Tel.: (11) 2227-0516

Data: 27/2
Horário: 14h e 20h
Local: CEU Sapobemba
End.: Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n - Portaria: Rua Victoria Marconato Zonta, s/n - Jardim Sapopemba
Tel.: (11) 2075-9100

Data: 02/3
Horário: 10h e 15h
Local: CEU Uirapuru
End.: Rua Nazir Miguel, 849 - Jardim Paulo VI
Tel.: (11) 3782-3143



LEIA TAMBÉM

0 comentários

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!