Existe Limites para a Dança?!?

16.11.10

Oie Pessoal!
Tudo bem?
Como passaram de feriado?!
Eu trabalhei :P
Bom ... ontem minha mãe me mostrou um vídeo que eu já tinha visto algumas vezes, e me deu a idéia de dividir esse assunto com vocês!




Sabemos que a Dança faz bem não só para nosso físico, como para nossa alma, nossa memória e nosso humor. Temos ótimos dançarinos ao redor do mundo, pessoas que são um pouco "duras" corporeamente falando, mas que mesmo assim gostam e se esforçam para dar alguns passos.

A dança nos alegra, nos fascina, nos faz crescer em vários sentidos. Seja ela uma linda apresentação de Balé Clássico, ou uma gostosa e sensual performance de Tango, ou até mesmo aqueles despojados passos que fazemos na balada. Mas talvez muitos de nós não paramos ainda para pensar no que realmente a dança pode fazer com o ser humano, e é pensando nisso que resolvi fazer esse post.

Até onde vai o esforço das pessoas pela Dança?! Até onde vai o esforço do ser humano pela vida?! Existe algum limite físico para poder dançar?! Esse vídeo abaixo nos mostra que não ...


É incrível o poder da Dança, e como podemos ver realmente qualquer um pode dançar, basta ter vontade! Pesquisando na internet encontrei o Projeto Dance Meets Differences, uma rede de companhias de dança que mistura portadores e não portadores de deficiência física. 

"O projeto amplia a visão do espectador porque, não só mistura pessoas de possibilidades físicas diferentes, mas também pessoas de países diferentes, culturas diferentes, línguas diferentes, linguagens diferentes. É a globalização no sentido humanístico da palavra", disse, em entrevista exclusiva ao Site Aprendiz, o coordenador geral do projeto, Gustavo Fijalkow

Essa integração do portador de deficiência com a dança, e com os não portadores é muito importante e muito boa, pois isso nos mostra o quanto eles são capazes. O vídeo abaixo é sobre o Projeto Dançarte que é apadrinhado por Valéria Valenssa. Dançarte faz parte das atividades da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos - Andef. O Grupo de Dança "Corpo em Movimento" da Andef, que já fez mais de 500 apresentações no Brasil e no Mundo.


O melhor de tudo é a vontade deles dançarem, se integrarem.  Vejam esse vídeo de um casal dançando (se não me engano) salsa.


Encontrei também a Companhia Gira Dança, formada por pessoas com ou sem deficiência, que foi criada em 2005 em Natal, e um dos trabalhos da Cia é o Espetáculo Jardim das Rosas Amarelas, que vocês podem conferir um resumo no vídeo abaixo.


Se tivermos pessoas, profissionais da saúde ou não que acreditem e não discriminem os portadores de deficiência, sabemos que eles tem muito a nos ensinar. Por mais especiais que sejam (seja fisica ou mentalmente), são seres humanos iguais a nós e com a mesma possibilidade de fazer as coisas. Abaixo temos o video do Grupo Catavento, formado por Terapeutas e moradores do Solar das Magnólias (Centro de Reabilitação Neurológica em Divinilândia/SP)


Um outro Projeto legal que encontrei foi o Projeto Conexão Sobre Rodas, desenvolvido pelo Prof° Érico Rodrigo desde 2005, oferecendo aulas de dança de salão para cadeirantes. Esse é uma das apresentações feita por eles.



Pois é gente, trabalhos bonitos e feitos com vontade! Dá muito no que pensar não?! Se você tem alguma experiência como alguma dessas ou de alguém próximo, venha nos contar! Dividir essa emoção! Então se ouvir a pergunta, existe limite para dançar?! Você já sabe o que responder!!
E assim termino o post de hoje!
Deixando um grande abraço e esse pensamento de Superação no ar para vocês!
Beijos!
Até mais!


LEIA TAMBÉM

1 comentários

  1. Não sei se vc sabe, mas sou fisioterapeuta e trabalho com crianças que tem lesão neurológia e na instituição que trabalho temos dançaterapia e todo ano fazemos um festival de dança.

    É arrepiante ver as crianças dançando, superando seus próprios limites e todo o trabalho de um ano é recompensado ao ver o sorriso no rosto deles e as lágrimas correndo dos meus olhos...

    Ótimo post!

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir

Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!