Flamenco

7.9.10


Oi Pessoal!
Tudo bem?!
Como passaram de feriado?!
Espero que tenham curtido bastante :D
Eu aproveitei um pouco .... (hehe) ... fui conferir o Show do Cine que teve aqui em Avaré ... mas isso vai ser assunto pra sexta-feira :D
Vamos ao assunto de hoje?!

FLAMENCO
O Flamenco nasceu da mistura de povos Nômades e está arraigado nas manifestações Folclóricas de vários povos.  Uma arte que comunica através da Guitarra Espanhola construindo melodias fortes, alegres, tristes, revoltas.
É um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura Cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical Mourisca, influência de Árabes e Judeus. A cultura do Flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha.
Originalmente, consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O "Toque" e o "Baile" podem também aparecer sem o "Cante". Mais recentemente outros instrumentos como o "Cájon" (ou adufe, em português, uma caixa de madeira usada como percussão) e as Castanholas foram também introduzidos. 
A primeira vez que foi mencionado na literatura, remonta a 1774 no livro "Cartas marruecas" de José Cadalso. No entanto a origem do termo continua a ser assunto bastante debatido. Muitos pensam que se trata de um termo espanhol que originalmente significava flamengo ("flamende"). Contudo, existem outras teorias. Uma das quais, sugere que a palavra tem origem árabe, retirada das palavras "felag mengu" (que significa algo como "camponês de passagem" ou fugitivo camponês").
A guitarra flamenca, e a muito parecida guitarra clássica, são descendentes do alaúde. Pensa-se que as primeiras guitarras terão aparecido em Espanha no Século XV. A guitarra de flamenco tradicional é feita de madeira de cipreste e abeto, é mais leve e um pouco menor que a guitarra clássica, com o objectivo de produzir um som mais agudo.

O flamenco é atualmente dividido em Três Categorias:
*Flamenco Jondo ou Flamenco Antigo, é a forma mais tradicional do flamenco.
*Flamenco Clássico, tocado de forma mais moderna que utiliza técnicas novas tanto para a guitarra flamenca quanto para a dança flamenca e para o cante flamenco.
*Flamenco contemporâneo, trata-se do flamenco jondo e clássico somados ao jazz e ao fusion. 

As categorias de flamenco se subdividem em palos. Palos são estruturas rítmicas características do flamenco. Abaixo, alguns exemplos:
*Soleá
*Bulerias
*Rumbas
*Tarantas, entre outros

Aqui está um video que achei da Dança ... muito bonito ... é uma Dança bem Profunda e Significativa.



Fonte: Wikipédia 
              Flamenco Brasil


É isso (hehe)
O que acharam?? :D
Deixem seus Comentários!!

Até Amanhã!
Beijoss

E NÃO ESQUEÇAM DO SORTEIO DO KIT COM 5 LIVROS DA Ed ANDROSS QUE TÁ ROLANDO, hein (hehe)! ... http://bit.ly/c3XSU0


LEIA TAMBÉM

0 comentários

Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!