Entrevistando #1 *Enderson Rafael

22.9.10


Ooooiii gente!!!
Todos bem???
Espero que sim!!

Como disse ontem, tenho uma surpresinha pra vocês!!!
Hum .... mas antes vamos ao assunto de hoje!!

Tenho o Prazer de Iniciar um Novo Tópico no Blog! Percebi que conhecer os autores mais a fundo é muito importante para nós amantes da literatura, e também claro para que eles possam crescer cada vez mais. E nos mostra também que não deve existir a barreira autor/leitor, deve haver respeito sim, mas podemos perceber que eles são pessoas super simpáticas, sinceras e engraças (hehe). E para estreiar com Chave de Ouro a nossa Entrevista, tenho o Imenso prazer de apresentá-los um autor Brasileiro super Fofo, super Simpático, e super Talentoso!!!
Então sem muitas delongas (hehe) ... com vocês ...



Enderson Rafael!!
*Quem é Enderson Rafael?
Sou uma pessoa comum, que divide o tempo entre trabalho, namorada, amigos, família. Que tem a impressão de pensar e agir na contra-mão da maioria, num mundo em que educação e respeito ao próximo está em baixa. Tenho sonhos ousados, mas trabalho duro para torná-los realidade, afinal, segundo Einstein, "o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário"...
 
*Como e pq você começou a escrever?
Comecei a escrever como todo mundo, nas redações do colégio, e como me saía melhor que a média nesse quesito, meu interesse foi aumentando de forma natural, ao ponto de eu me formar aos 23 anos como redator-publicitário na faculdade e ir trabalhar na área. Bem antes disso, em 1999, escrevi meu primeiro romance, "Todas as estrelas do céu". Resolvi que queria escrever um livro, fui lá e fiz. E gostei tanto que repeti isso mais seis vezes. Até agora.
 
*Como Surgiu o "Todas"?
Tinha vontade de ultrapassar as 20 linhas das redações de colégio, queria escrever uma história que mexesse com as pessoas, algo que eu nunca tivesse lido antes, algo diferente do que eu sabia ter sido publicado. Um belo dia tive a ideia do "Todas" e comecei a escrevê-lo. Foram quase 5 meses até que ele ficasse pronto, e como vocês bem sabem, mais uma década até que ele fosse publicado. Tomara que nenhum livro meu leve mais tanto tempo para ser reconhecido.
 
*De onde vem sua inspiração para escrever?
Vem das pessoas ao meu redor, das histórias que escuto, dos cenários inspiradores que conheço. Neste ponto, a literatura se aproxima bastante da propaganda: encontramos o que todo mundo vê mas quase ninguém enxerga, colocamos no texto, e as pessoas passam a reparar, então, que o mundo é bem maior do que parece.
 
*Você imaginava esse sucesso todo?
Desejava e de alguma forma imaginava, mas a realidade é bem mais doce e criativa que quase todos nós... O "Todas as estrelas do céu" e meus leitores me trazem alegrias indizíveis, todos os dias, e isso me serve de estímulo para não esmorecer no longo caminho que ainda temos pela frente.
 
*Como você concilia sua vida de comissário de vôo e de escritor?!
Voo uns 22 dias por mês, pelo menos 8h por dia. Tenho família, namorada, amigos. Não sobra muito tempo pra literatura. Mesmo assim, quase todo meu tempo fora dos aviões é dedicado a estar com vocês, falar com vocês, escrever, revisar, divulgar o "Todas". É cansativo, mas extremamente gratificante. A aviação me alimenta, financeiramente - enquanto o livro não estoura - mas muito mais ainda com sua capacidade inigualável de me levar a lugares e pessoas que de outra forma eu não chegaria, e que com certeza influenciam no que escrevo. É uma simbiose complicada, mas inevitável e imprescindível.
 
*Como surgiu o Projeto Novas Letras, e como você entrou nele?
Eu ajudei na criação do Desafio Nacional quando agitei as meninas no twitter, mas no Novas Letras é que tive mais culpa. Tive a ideia de um encontro de autores numa livraria justamente para mostrar nossos livros para as livrarias e provocar uma deliciosa troca de ideias entre nós autores e os queridos leitores. Mandei email para alguns autores colegas e formamos o grupo. A Saraiva adotou a ideia, quis transformar o projeto em algo fixo na sua agenda e hoje eu, Fernanda França, Tammy Luciano, Leila Rego, Kamila Denlescki, Roberta Polito e Patrícia Barboza estamos em SP e no RJ todo mês falando sobre literatura com nossos leitores. Em agosto lançamos nossos livros pelo projeto no estande da Saraiva na Bienal do Livro de SP e agora em outubro representarei o Novas Letras em Fortaleza, na sexta dia 1o, 19h, na Saraiva do Iguatemi, e no dia seguinte, sábado dia 2, às 17h, encontrarei minhas amigas e colegas Tammy, Leila e Kami na Saraiva do Pátio Paulista em São Paulo. Todos vocês que forem de uma ou outra cidade, estão convidadíssimos!
 
*Você acha que a literatura hoje é mais valorizada no Brasil entre os jovens? Pq?
Acho sim! Não creio que seja a primeira vez que isso acontece, mas a convergência de mídias que antes não existiam, como a internet, tem feito a coisa tomar uma proporção inédita. Devemos muito a Harry Potter e Crepúsculo, eles despertaram mais uma vez o gosto dos jovens pela leitura, coisa que não acontecia há décadas. O desafio agora é mostrar para estes ávidos leitores que no Brasil também temos livro maravilhosos, e com isso aquecer um mercado que ainda é muito pequeno para sustentar seus autores e editoras, mas que tem potencial para tanto. Tenho certeza de que estamos caminhando para sermos um país melhor, só pelo fato de nossos jovens estarem lendo mais. 
 
*O que você acha desse "boom" de Blogs Literários?!
Os blogs literários são uma demonstração de que os leitores não querem só ler, mas passar para o mundo o que eles acham do que lêem e também mostrar que escrevem bem. São uma mídia independente, que não é influenciada somente pelas grandes editoras, mas gera seu conteúdo baseado no que efetivamente lhe interessa, e por lerem muito, os blogueiros têm um gosto apurado. Prova deste poder e desta concisão de opinião é o fato de livros nacionais como o "Todas" e tantos outros, serem muito difundidos na blogsfera, mas ainda terem pouco espaço nas livrarias e nas mídias tradicionais. É essa barreira que estamos tentando quebrar, pois o grande público, infelizmente, não é tão antenado no que de bom a literatura produz quanto meus amados blogueiros e blogueiras.
 
*Quantos e quais livros você já escreveu?
Estou escrevendo minha sétima obra, revisando minha sexta, e a acabo de publicar minha segunda. São dois roteiros de longa, dois romances e dois ensaios prontos, "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes" e "Todas as estrelas do céu" estão nas livrarias. Os outros, ainda estão só no papel. 
 
*Quem faz as capas de seus livros?
A capa do "Propaganda e Marketing" foi de Marcelo Martinez, pelo Laboratório Secreto, o mesmo do "Almanaque dos Anos 80". Já a capa do "Todas" ficou por conta de Tatiane Marinho, do Studio Creamcrackers, baseada na capa que eu idealizei e que Marta Osaki executou lindamente pro manuscrito. Meu editor em ambos os casos, Vítor Barreto, da Novas Ideias/2AB, ele próprio designer de formação, tem boa parte da culpa em orquestrar equipes de projeto e produção gráfica tão bem.

*Que tipo de livros você gosta de ler?
Os que me fazem lamentar que estão acabando. Em geral de não-ficção, mas tenho alguns romances maravilhosos na minha lista, encabeçada por Carl Sagan, Saramago, Chico Buarque e Paula Pimenta.
 
*E filmes? o que você curte assistir?
Sou bem eclético, só não gosto de suspense e terror. Mas cinema pra mim tem que ser muito bem executado, ter um roteiro primoroso e marcar quem assiste o filme. "Amores Perros", "Nueve Reinas", "Love Actually", "Kamchatka", "El Hijo de la novia", "O homem que copiava", "Tropa de Elite", "Era uma vez", "Stepmom", "The Queen", "Le Fabuleux Destin d´Amélie Poulain" e mais a dupla "L´alberge espagnole" e "Le poupées russes" são os melhores exemplos dos quais me lembro neste momento.
 
*Como é sua relação com as suas leitoras?
É ótima, de carinho e admiração recíprocos! Gosto muito de saber a opinião delas, pois isso me influencia a sempre tentar melhorar para agradá-las cada vez mais!

Onde Encontrar o Ende:
Twitter
Blog


Aaahhhh fofo mesmo né???!!
Ende muito obrigada por participar do Blog! E seja Sempre Bem Vindooo!!

Ah sim! A surpresa hehehe!!
Junto coma Entrevista, nosso querido Ende, disponibilizou um Marcador Autografado para eu sortear entre vocês, leitores e seguidores lindos!!
Então Vai Ser Assim!

De Hoje Até Quarta que Vem Aceitarei Inscrições para quem quiser ganhar o Marcador Autografado! Espero que todos vocês (hehe)!
As Regras serão Simples e Básicas!
1* Ser Seguidor do Blog
2* Apenas UMA Inscrição por Pessoa (se houver inscrições em duplicidade, nenhuma delas será aceita)
3* Preencher corretamente o Formulário AQUI, até Quarta que vem Dia 29 às 21h!
No dia 30 farei o Sorteio e Divulgarei o Resultado!!
Estão esperando o que???
PARTICIPEM!!!

E até amanhã!
Beijos à todos!



LEIA TAMBÉM

0 comentários

Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!