Dança de Rua

28.8.10

Sabem pq eu adoro filmes?! Pq eles me inspiram! E agora me inspiram também pros assuntos do Blog (hehe)! Estava eu vendo novamente (pq passou na tv e tive que assistir hehe), Honey e Vem Dançar ... um seguido do outro ... achei fantástico Adoro os 2 filmes! E acabei me inspirando pra falar de alguns assuntos por aqui!! Começando por este!! (hehe)

Paralelamente aos outros elementos, o Street Dance teve sua origem nas Block Parties e metrôs de Nova York. Os primeiros dançarinos (Breakdancers e B. Boys) protestavam contra a guerra do Vietnã através da teatralidade de cada passo, que representava uma violência física ao soldado, um dano causado ou demonstrava seus ferimentos. Já Ejara o entende como falso patriotismo americano, pois os movimentos e estilos seriam derivados do Funk, desenvolvendo-se em outros estilos/modalidades, nas situações vividas por seus criadores. Ele define o Street Dance como uma terminologia geral dividida em vários estilos/modalidades. Comparando-se: o Balé (como terminologia geral) seria o que agrega os estilos/modalidades chamados de Neoclássico, Repertório, Moderno, etc.

Estilos/Modalidades
Locking: criado por Don Campbellock, na cidade de Los Angeles, em finais de 60. Originado do Funk, especificamente de um passo chamado Funky Chicken.
Brooklyn Rock (Up Rocking): criado por dançarinos (Rockers), Rubber Band e Apache, entre 67 e 69, no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York, como movimentos de disputa. 
Popping: criado por Boogaloo Sam, nascido em uma pequena cidade da Califórnia, Fresno. O dançarino possuía, no início dos anos 70, seu grupo de Locking, quando em meados de 75 passou a criar seu estilo próprio, e seu grupo, antes chamado de Electronic Boogaloo Lockers, tornou-se Electric Boogaloos. Movimento caracterizado pela contração muscular. 
Boogaloo: também criado por Boogaloo Sam na mesma época, ao observar o andador de um homem velho pela rua e seu movimento. Caracteriza-se por movimentos circulares do quadril.
B-Boying ou B-Girling (Breaking): surgido entre os anos de 75 e 76, no Bronx (Nova York). O Break Boy ou Break Girl veio do termo Break/B. (trecho de música, na maioria das vezes instrumental, que valorizava mais a batida e a linha de baixo). Ficaram conhecidos como B.Boy e B.Girl, os garotos e garotas (dançarinos), por dançarem no break da música.
Freestyle (estilo livre): originado em meados de 80 na chamada Golden Age (Era de Ouro). Tal nome se deve ao fato de esse estilo de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou Street Dance. Trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em Videoclipes de música Rap, R&B e Pop. Não é dançada somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e instrumentais da música.

Temos vários filmes que introduziram Street Dance nas suas cenas, e pra mostrar um pouco do Street Dance pra vocês segue abaixo uma das Cenas do Filme Honey, tá misturado um pouco com Jazz, mas vale a pena conferir!! ...
 


Por enquanto é só pessoal!
Até o próximo post!
Beijão!!


LEIA TAMBÉM

2 comentários

  1. Eu já fiz aula de Street Dance, mas não tenho muito talento para isto... acabei desistindo.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante.Eu estou pensando em fazer. vc q já fez poderia me falar como é fazer as aulas???

    ResponderExcluir

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!