A Arte de Encenar

13.8.10

Antes de começar o novo Post eu gostaria de agradecer os comentários que o Blog vem recebendo ... estou adorando!! ☺☺ e agradecer aos Seguidores!!! Pode parecer pouco, mas o Blog já tem 10 seguidores!!! E isso é muito bom!!! Que continue crescendo!!! Obrigada!!! ☺☺
**

Em 2005 a Sutil Companhia de Teatro adaptou para os Palcos as Obras de Will Eisner. Para quem não teve a oportunidade de ver vou falar um pouco sobre ela e sobre a inspiração da Cia.!

AVENIDA DROPSIE * A Peça

Ficha Técnica

Texto: Will Eisner
Direção Geral: Felipe Hirsch
Elenco: Andre Frateschi, Duda Mamberti, Erica Migon , Guilherme Weber , Jorge Emil, Leonardo Medeiros, Magali Biff e Maureen Miranda
Voz Will Eisner: Gianfrancesco Guarnieri
Cenografia: Daniela Thomas
Figurinos: Veronica Julian e Marichilene Artisevskis
Iluminação: Beto Bruel
Trilha Sonora Pesquisada: Felipe Hirsch e Guto Gevaerd

Sinopse
O cenário do espetáculo é um impressionante edifício em cujas janelas, portas e calçada se desenrolam as várias histórias, melancólicas e engraçadas ao mesmo tempo de Will Eisner, o criador do Spirit, inspiradas em diversos trabalhos do autor, como Nova York: A Grande Cidade (1987), City People Notebook (1989), Pessoas Invisíveis (1992) e Avenida Dropsie - A Vizinha (1995). O uso da tecnologia, aliás, é fundamental para dar vida aos dramas urbanos: é através de uma tela transparente, na frente do palco, que são projetados balões de pensamento, que fazem com que os atores se tornem praticamente personagens dos quadrinhos. Também parecem flutuar na tela os textos em que Will Eisner reflete sobre a vida nas grandes cidades, simultaneamente lidos na voz paternal de Gianfrancesco Guarnieri.
Mais do que simplesmente retirar trechos das graphic novels, a Sutil Companhia soube compreender o espírito da obra de Eisner. Não houve o uso de cores quentes, nem no figurino nem no cenário, tudo tendeu aos tons pastéis, o que remeteu a sépia usada pelo desenhista estadunidense e também imprimiu um ar ainda mais melancólico e nostálgico às histórias contadas. E é no momento mais impressionante da peça, quando literalmente chove no palco, que isto fica claro: debaixo de um aguaceiro inacreditável vemos uma correria de pessoas, uns apaixonados, outros com o coração partido, uns sorrindo, outros chorando, quase todos alheios ao temporal, porque vivem um momento único em suas vidas.

Sobre a Obra
"Avenida Dropsie: A Vizinhança" vem somar-se a outras novelas gráficas de Eisner, como "Contrato com Deus", "O Edifício" e "Nova York", que têm a cidade, e não apenas os seus moradores, como protagonista da história. Assim, ao longo de 176 páginas de quadrinhos, acompanhamos não só a evolução - e a conseqüente destruição - dos edifícios da avenida Dropsie, mas também a sua ocupação por diferentes grupos étnicos e sociais.

Opinião
Particularmente eu não tenho palavras para dizer o quão maravilhosa foi essa peça, o que me impulsionou a assistí-la, além das ótimas críticas feitas pelo Nosso Diretor do Espalhafatos, foi a presença de Guilherme Weber e Magali Biff no Elenco ... eles são ótimos, e após o Espetáculo, eu não tive nenhum arrependimento ou dúvidas de que realmente fizeram um ótimo trabalho.
Não conheço as obras de Eisner, mas posso dizer que a Cia conseguiu refletir no palco tudo e mais um pouco do que queriam. Claro que os "efeitos" ajudaram muito, a tela transparente, a chuva no palco, o cenário impecável .... foi realmente um show de encenação!
Infelizmente não está mais em cartaz ... mas acho que quem se interessar pelas poucas palavras citadas aqui, e pelas fotos, pode procurar as obras em Graphic Novel! Com certeza valerá a pena!
Além de Avenida Dropsie a Cia também manteve em cartaz na época os Espetáculos: Thom Pain/Lady Grey e Não sobre o amor.
Assisti Thom Pain/Lady Grey e achei maravilhoso também ... é baseado em 2 monólogos. E claro que o Guilherme arrasou no dele! ... mas esse é assunto pra outro post hehe
E para aqueles que se interessarem mais a fundo Nesse Site tem uma entrevista com o Guilherme sobre a montagem!!

Até o Próximo Post
Beijos


LEIA TAMBÉM

0 comentários

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!