Modalidades da Dança - #2

28.7.10

Olá Pessoal!!
Espero que estejam todos bem!!
=D
Hoje estou feliz, pois o Blog Conseguiu seu Primeiro Parceiro!!
A Editora Lua de Papel ... Sim, aquela do Livro "O Morro dos Ventos Uivantes" (favorito de Bella e Edward), "Jane Austen", "O Efeito Sombra", entre outros!! ....
Estou muito empolgada!!
A Talita, Publisher Assistant da Editora que mantêm os contatos com os leitores, e já me mandou o Release do "Efeito Sombra", que postarei logo logo pra vocês!! =D ... e ela é uma fofa! Add ela no Twitter, só clicar no nome dela lá no começo da frase!! =D

...

Enquanto isso ...
Vamos voltar ao Assunto Devido?! (hehe)
Hoje vou falar das Outras Modalidades da Dança do Ventre que fiquei "devendo" (rsrs)
As informações a seguir são Créditos pelo Site Central Dança do Ventre

  • Dança com Snujs
Os snujs são címbalos de metal, usados um par em cada mão. Um deles se prende ao dedo médio e o outro ao dedão por meio de um elástico. Eles podem ser tocados pelos músicos, ou então pela própria bailarina enquanto dança. É um instrumento percussivo que pode acompanhar a música toda, apenas algumas partes e/ ou os breaks (paradas) da música. Geralmente as músicas mais indicadas são as mais aceleradas, mais animadas, com ritmos ou floreados bem marcados. Não é indicado tocar em taksins ou qualquer outro momento lento da música. O bom som produzido pelo snuj acontece quando se toca um no outro e logo em seguida o som ainda continua reverberando no ar. Ou seja, quanto mais o som se estender no ar, melhor é a qualidade do snuj. Por isso são necessários alguns cuidados com o armazenamento para prolongar a qualidade do som e a aparência dos snujs. Logo é importante não guardá-los úmidos e deixá-los envolto em algum tecido.
Veja um Exemplo no vídeo a Seguir:


  • Dança do Candelabro
Dança na qual a bailarina usa um candelabro sobre a cabeça. O candelabro pode ter de 7 a 14 velas, dependendo da preferência. Quanto menor o número de velas, menor o candelabro, e mais delicado. Seu nome egípcio é Raks El Shamadan e sua provável origem é grega ou judaica. É uma dança antiga que fazia parte das celebrações egípcias de casamento, nascimento e aniversários, como ainda o é em muitos países árabes. Não tem traje ou ritmo específico, mas geralmente dança-se ao som do ritmo Zaffe ou na versão mais lenta do Malfuf. De qualquer forma é importante que a música seja lenta, pelo menos na maior parte do tempo, pois com o candelabro não é possível realizar muita variedade de movimentos rápidos.


  • Dança com Punhal
Nessa Modalidade a Bailarina dança com punhal de metal feito especialmente para a dança, também conhecido como adaga. Pode ser dourado ou prateado e é vendido em lojas especializadas em artigos pra Dança do Ventre. Ela faz desenhos no ar com o punhal, e às vezes o prende em algumas partes do corpo como na boca, na cintura ou no peito. Não se dança geralmente ao som de músicas muito animadas ou alegres, como solos de derbak ou músicas folclóricas. Usam-se mais músicas não muito aceleradas, e que tenham um certo grau de mistério, para combinar com a dança. Além disso, não há um ritmo definido para esta dança. A bailarina movimenta, manuseia e segura o punhal de diferentes maneiras durante a dança, sempre tentando dar uma interpretação introspectiva, de mistério, de luta, batalha, proteção. 
Veja um Exemplo no vídeo a Seguir:



  • Dança com Véu Leque

É a marca de uma fusão com a dança tradicional oriental.  Não se tem uma definição de onde começou a dança que conhecemos por Fan Veil, mas há um indício de que sua origem tenha sido na dança oriental coreana e japonesa, Buchaechum (coreana) e a Odori (japonesa). O fan véu começou a aparecer na dança do ventre por volta de 2003. Época em que vários grupos de dança chinesa começaram a se apresentar com frequência nos E.U.A, e  pode ter influenciado as praticantes da dança do ventre a fazerem essa fusão. A fusão permite criar algo novo e diferente, como performances mais arrojadas na dança do ventre. A beleza encantadora dele, o efeito que proporciona quando movimentado com destreza e graciosidade é um ponto alto da dança.



  • Dança com Jarro

Dança folclórica, surgida entre os beduínos (povos do deserto). Uma dança de reverência à água, que representa a vida. A água era escassa e por isso sagrada no Egito Antigo, e só era obtida após as cheias do Rio Nilo. As mulheres, ao encherem seus jarros com água do Nilo, celebravam a vida através de movimentos de seus corpos com o jarro. Por isso é uma dança alegre, de celebração, comemoração. O traje mais recomendado para a apresentação é o vestido, ou outro que mantenha a barriga coberta. O jarro pode ser de barro (ou imitando barro) ou enfeitado, depende da preferência. Os ritmos mais adequados são o Said e o Falahi.
Veja um Exemplo no vídeo a Seguir:

 
 P.S.: Escolhi esse vídeo pq a música me traz boas lembranças! Num dos Shows da Cia Khalida (que é a Cia de Dança que faço parte), teve uma Coreografia com essa música, mas claro diferente dessa (hehe), infelizmente não tenho o vídeo para mostrar!


E por Último ... Mas Não Menos Importante ... (hehe)

  • Dança com Véu Wings
Sua adaptação para a dança do ventre, pode ter surgido a partir das imagens e rituas para a Deusa Ísis. É uma técnica originalmente americana, que utiliza um véu em formato de asa. (Infelizmente não tem na internet uma definição maior dessa Modalidade, peço desculpas, mas vou procurar mais detalhes, e assim que achar coloco aqui pra vocês! Mas vou deixar um vídeo para vcs terem uma noção!!) =D



É isso! ...
=D
Gostaram?! =D
Espero que sim!! (hehe)
Até o Próximo Post!
Beijos à todos!!
P.S.: (Assistindo #étudoimproviso! Adorooo! (hehe))


LEIA TAMBÉM

1 comentários

>> Bem Vindos! Obrigada Pela Visita! Deixe Seu Recado Que Com Certeza É Muito Importante Para Mim! Volte Sempre!

Mais Lidos

CONTATOS/ANUNCIE

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios e outros assuntos: Entre em contato através do formulário na aba Contato

Caso você queira anunciar seu site, produto ou serviço, peça o Media Kit do Cinco das Artes pelo email 5dasartes@gmail.com

ONDE COMPRAR

Seleção de Livros! Clique e confira.

PUBLICIDADE


Tecnologia do Blogger.